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Pesquisa mostra aumento da confiança do consumidor em Araraquara

O Índice de Confiança do Consumidor araraquarense (ICC) registrou alta em julho, chegando a 95,2 pontos. O levantamento do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) foi feito com 657 pessoas no munícipio, que apontaram a melhora no panorama econômico, principalmente nas expectativas para o futuro. A alta foi de 4,9% com relação à medição […]

Para o Sincomercio, crescimento foi impulsionado pela melhora nas perspectivas de futuro da população

O Índice de Confiança do Consumidor araraquarense (ICC) registrou alta em julho, chegando a 95,2 pontos. O levantamento do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) foi feito com 657 pessoas no munícipio, que apontaram a melhora no panorama econômico, principalmente nas expectativas para o futuro. A alta foi de 4,9% com relação à medição de junho, quando o ICC registrou 91 pontos.

Para Délis Magalhães, economista do Sincomercio, o resultado de junho mostra que a crise política segue não afetando diretamente as expectativas econômicas da população em Araraquara. “A principal diferença registrada pelo novo levantamento do ICC foi um maior otimismo nas perspectivas para o futuro e uma piora nas condições econômicas atuais. Mesmo com a melhora no cenário empregatício da cidade, que segue com saldos positivos, as demissões continuam altas, gerando incertezas”.

Segundo a economista, a população sente a crise política enfrentada pelo país, mas acredita que nos próximos meses a tendência é melhorar e não piorar aindamais. A instabilidade, no entanto, é motivo de preocupação. “Apesar dos indícios de melhora no ambiente econômico, ainda há certo temor. Assim, fatores comoa liberação das contas inativas do FGTS, que continuam em andamento, são essenciais para que o consumidor tenha mais confiança”, comenta.

O levantamento atual do ICC também mostra que a estabilidade da inflação, principalmente da cesta básica, é um fator que melhora as perspectivas de poder aquisitivo do consumidor. No ano passado, muitos preços de bens básicos tiveram altas não esperadas e contribuíram para o pessimismo da população.

Metodologia

O ICC é apurado mensalmente pelo Sincomercio. O objetivo é identificar o sentimento da população levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas com relação à situação econômica futura. O ICC recebe o nome do mês da divulgação, ou seja, o ICC coletado em junho e divulgado em julho é denominado ICC julho e assim sucessivamente. Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade e variam de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

ICC Julho

Índice/Segmentações Homens Mulheres Menos de 10 SM Mais de 10 SM Total (Julho)
1. Índice de Condições Econômicas Atuais 78,3 57,9 64,0 84,5 68,0
2. Índice de Expectativa do Consumidor 117,6 109,0 111,5 120,5 113,3
Índice de Confiança do Consumidor (ICC) 101,9 88,5 92,5 106,1 95,2

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