Selecione a página

Parceria entre Prefeitura e CPFL garante economia de 30% de energia em escolas municipais

Araraquara será a 1º a receber o Programa de Eficiência Energética na rede municipal

Sistemas de iluminação das escolas serão substituídos por outros mais eficientesUma parceria entre a Prefeitura de Araraquara e o Grupo CPFL Energia reduzirá em 30% os gastos com energia elétrica gerados pelas 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

O Programa de Eficiência Energética, já realizado na cidade em unidades da rede estadual, investirá quase R$ 300 mil na substituição dos sistemas de iluminação das escolas, incluindo diagnóstico da rede elétrica, já realizada durante o mês de junho, e troca de luminárias, lâmpadas e reatores por outros mais eficientes e econômicos.

De acordo com o engenheiro eletricista responsável pela execução do projeto em Araraquara, Alex Neder Gomes, o trabalho começa já no inicio do segundo semestre. “Todas as unidades receberão estas intervenções na rede elétrica. Para melhorar a iluminação, serão instaladas lâmpadas de 32 watts, que é muito mais potente que a comum, dura mais, proporciona melhor reprodução das cores e gera uma economia de 30% no consumo de energia”, explica o engenheiro.

“As luminárias possuem refletores de alumínio, que jogam a luz para frente, como os faróis de um carro, aumentando o nível de luminosidade. Elas são menores em diâmetro que as convencionais (T8, as comuns possuem medida T12 – doze oitavos de polegadas), que também refletem maior iluminação”, descreve Alex.

O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), enfatizou que além de diminuir o consumo o programa prevê o desenvolvimento de projetos voltados para a utilização racional de energia elétrica fora do ambiente escolar.

“Mais que economizar o dinheiro público, que poderá ser investido em outras ações dentro da própria Secretaria, estaremos contribuindo para a preservação dos recursos naturais e estimulando alunos e educadores a mudar hábitos em prol de um futuro sustentável. Todo este processo é parte do plano de governo do prefeito Marcelo Barbieri, que alia a melhoria na educação e responsabilidade com o meio ambiente”, afirmou Nino.

Pioneira

Araraquara será a primeira cidade a receber o Programa de Eficiência Energética na rede municipal de ensino, sem acarretar custo algum para os cofres públicos.

Segundo Vanice Dornellas, da Divisão de Projetos Especiais da CPFL Energia, serão “eficientizadas” as 13 unidades de ensino.

“Nas ações em escolas municipais começaremos por Araraquara e pretendemos abranger outros 25 municípios, promovendo o uso racional da energia elétrica, ajudando a evitar o desperdício e a contribuir para a ampliação da consciência da sociedade sobre este tema”, conta Vanice.

O programa de eficiência energética da CPFL atende a resolução da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, que determina o investimento de 1% da receita operacional liquida da empresa para pesquisa ou trabalhos de desenvolvimento e eficiência.

Nas EMEFs de Araraquara serão instaladas7.380 lâmpadas eficientes, 3.762 luminárias e 3.829 reatores que garantirão a economia de 30% prevista pelo programa.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade