Selecione a página

Novos conselheiros tutelares eleitos tomam posse hoje

Conselheiros têm a incumbência de proteger a criança e o adolescente de qualquer forma de violência física, psicológica ou sexual

Secretário José Carlos Porsani recebe conselheiros tutelaresOs dez novos conselheiros titulares de Araraquara tomam posse na manhã de hoje (31), no sexto andar do Paço Municipal, em solenidade marcada para as 11h30.Os cinco primeiros colocados de cada um dos dois Conselhos existentes na cidade receberão seus cargos, junto com outros cinco suplentes que obtiveram as maiores votaçõesdo 6º ao 10º lugar.

Mais de 30 candidatos concorreram ao pleito do último dia 15 de maio.Foram 20 concorrentes ao Conselho Tutelar I, que compõe a Região Central e o sentido Oeste da cidade, e 12 para o Conselho Tutelar II, da regiãoque compreende aGrande Vila Xaviere o sentido Leste.

A eleição foi realizada na Escola Estadual João Manoel do Amaral, na Fonte Luminosa, com a participação de cerca de três mil eleitores.

De acordo com o presidente do Comcriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara), Samuel Brasil Bueno, o interessepelo pleitofoi expressivo, ou três vezes maior que a eleição anterior, em 2008.

O prefeito Marcelo Barbiericonsiderou positiva a participaçãopopularna escolha dos novos conselheiros, mesmo sem a obrigatoriedade do voto.”É uma demonstração de apoio da população araraquarense às ações do Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) em prol da criança e do adolescente”, disse Marcelo.

Responsabilidade
Samuel Bueno reforça que os conselheiros têm a incumbência de “proteger a criança e o adolescente de qualquer forma de violência física, psicológica ou sexual”.

Na sexta-feira (28), a maioria dos novos eleitos foi conhecer a sedes dos dois Conselhos Tutelares da cidade – a sede do Conselho I fica na Avenida Padre Francisco Coulturato, esquina com a Rua Expedicionários do Brasil, e o a do Conselho II, na Alameda Paulista, Vila Xavier.

Junto com o presidente do Comcriar,os conselheiros ainda mantiveram um encontro com o secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani. Durante o encontro foram debatidos diversos assuntos sobre os plantões e os trabalhos que serão realizados nos próximos três anos.

O salário de cada conselheiro é de R$ 1,2 mil por seis horas diárias de trabalho mais a escala de plantão, e o mandato vai até 31 de maio de 2014.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade