Selecione a página

Mutirões recolhem 150 toneladas de materiais descartáveis

Além do mutirão dos sábados, ações contra o mosquito da dengue em Araraquara inclui fumacê diário, de manhã e tarde

Mutirões recolhem 150 toneladas de materiais descartáveis

Desde o início das operações, em fevereiro, os mutirões realizados pelas equipes da Prefeitura ligadas à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde já recolheram aproximadamente 150 toneladas de materiais inservíveis, em Araraquara.

Compostas por cerca de 300 pessoas e 25 caminhões, as equipes de mutirão realizam as operações todos os sábados em bairros da cidade para conter a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Além dos mutirões, a Prefeitura vem realizando na cidade as operações de fumacê, ou aplicação de inseticidas e larvicidas, visando eliminar o mosquito adulto e também as larvas.

No sábado (23), o mutirão realizado na região do Valle Verde e Grande Selmidei retirou aproximadamente 30 toneladas de inservíveis, ou materiais descartáveis, que podem acumular água parada e se tornar potenciais criadouros do Aedes.

Nesse mesmo dia, a Prefeitura realizou uma ação-teste com drones, no bairro Vila Santa Maria (Vila Xavier), próximo à antiga Cargil, local que abriga vagões de trens abandonados, de difícil acesso do carro que aplica o fumacê.

Um dos drones foi utilizado para dispersar inseticida contra o mosquito adulto. O segundo, a larvicida, combate as larvas do Aedes nos criadouros. E após a realização de um novo teste, a Prefeitura irá analisar o custo-benefício dessas operações.

Novo produto

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na segunda-feira (25), o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos, afirmou que o município adquiriu um novo inseticida, utilizado nas operações de combate à dengue, menos danoso para a saúde humana, plantas e animais domésticos.

Trata-se de um produto aprovado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e certificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), segundo o coordenador.

Por isso, as pessoas podem ficar tranquilas durante o fumacê, bastando, apenas, seguir as instruções básicas, que é deixar portas e janelas abertas e permanecer na parte (interna) dos fundos das residências, incluindo animais domésticos, durante a operação.

Vale destacar que as ações de fumacê são realizadas diariamente em Araraquara, nos períodos de manhã ou tarde (horários que o mosquito está mais exposto) e os mutirões, aos sábados.

Neste sábado, 30 de março, o mutirão será realizado na região do Yolanda Ópice, que abrange os Jardins Palmeiras, Palmares, Itália, Água Branca e Guanabara, entre outros – a relação completa pode ser conferida no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

Araraquara registra atualmente 4.770 casos de dengue e cinco mortes em decorrência da doença.

No ar

 

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, via página oficial do Facebook e Portal da Prefeitura de Araraquara, sempre com um entrevistado do governo, podendo ser visto também posteriormente.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade