Selecione a página

Mosquito da dengue se reproduz com apenas duas gotas de água

Deixar entulho nas ruas acaba gerando inevitavelmente procriação do vetor da Dengue, que se reproduz até em água suja

Mosquito da dengue se reproduz com apenas duas gotas de água

Adriel Manente

Araraquara vive um surto de dengue na cidade, isso já é de conhecimento de todos. São 2.790 casos confirmados, sete mortes, sendo três confirmadas, fora os casos que não são confirmados. Porém, o que talvez muitos não saibam é que, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, é um ser bem resistente, que procria até mesmo em condições precárias. Mesmo apenas duas gotas de água é o suficiente para o mosquito que, reproduz até em água suja.

Segundo a bióloga Juliana Cordeiro, embora haja a possibilidade, felizmente ela é pequena. “As fêmeas do Aedes reproduzem em quantidades mínimas de água, limpa ou não, e duas gotas de água já seriam suficientes para isso acontecer, embora as chances sejam remotas, visto que essa quantidade é fácil de evaporar. Mas, se estiver parada essa quantidade em lugar que não evapore, já pode ser considerado criadouro”, explica a especialista.

De acordo com a médica da família, Dr. Ana Paula Urdiales, o risco é real, e é preciso ficar muito atento aos criadouros. “É importante dizer que qualquer água parada é foco para o mosquito. Então, a conscientização em primeiro lugar”, afirma.
Sabendo disso, a prefeitura têm feito semanalmente mutirões em diversos bairros da cidade em busca de possíveis criadouros do mosquito. Uma verdadeira força-tarefa, que vai de nebulização a fumacês ocorrem diariamente na cidade. Além disso, multas estão sendo aplicadas a quem mantiver focos do mosquito da dengue em suas propriedades. Elas podem variar de R$ 330,00 a R$ 22 mil.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade