Selecione a página

Morte por envenenamento de gato chama atenção de Willian Affonso

Dona do animal teme pela vida dos seus mais de 60 felinos

Cerca de 60 gatos podem estar correndo risco de morte no Centro da cidade, próximo a Rua Humaitá, Rua 9. Essa informação foi constatada pelo vereador William Affonso (PDT) na tarde de terça feira, 24 de junho, quando foi acionado por uma veterinária, após confirmação de envenenamento de um dos seus felinos, criados nos fundos de sua clínica.
De acordo com a dona do gato, Jaqueline Ferreira Santos, proprietária da Assistência Médica aos Animais (AMA), assim que soube da morte do felino, suspeitou de envenenamento, o que foi confirmado, após necropsia. “Registrei um Boletim de Ocorrência, pois temo pelos meus mais de 60 gatos; eles não costumam sair do local. De todos, apenas dois são “fujões” e um deles, infelizmente, teve a sua vida ceifada por um monstro, que o envenenou com chumbinho”, desabafou a veterinária.
Para o vereador, conhecido pelo trabalho de proteção aos animais, “é o tipo de crime que deve ser punido imediatamente; a correção, sem dúvida, deve ser a reclusão; a cadeia”, frisou. Ele ainda lembrou que, tanto a venda de chumbinho, quanto o envenenamento são contravenções penais.

A Lei
O responsável pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal), neste caso, a pena de reclusão é de 10 a 15 anos de prisão.

O veneno
Chumbinho é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida e leva esse nome pela sua cor cinza escuro e pelo formato granulado, porém, não tem nenhuma relação com o metal chumbo. Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos. No caso de animais, dependendo do porte e da quantidade do veneno, pode ser fatal.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade