Selecione a página

Ministério da Saúde libera cinco novas unidades para Araraquara

Os projetos dos novos postos já estão prontos e orçados e foram apresentados ao ministro pelo prefeito Marcelo Barbieri

Deputado Edinho e prefeito Marcelo estiveram ontem em Brasília reunidos com o ministro Alexandre PadilhaO ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou, em audiência com o prefeito Marcelo Barbieri e com o deputado estadual Edinho Silva, ontem, em Brasília, a liberação de recursos para a construção de cincos novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Araraquara.

Os projetos dos novos postos já estão prontos e orçados e foram apresentados ao ministro pelo prefeito Marcelo Barbieri. A verba, estimada em R$ 1,7 milhão, deverá ser empenhada nos próximos dias, possibilitando o início da construção das unidades, que ficarão nos bairros Jardim Paraíso, Adalberto Roxo, Jardim Brasília, Vila Xavier e Altos de Pinheiros.

O prefeito agradeceu o empenho do deputado Edinho Silva e do vice-presidente da República Michel Temer, que pediu pessoalmente a liberação dos recursos ao ministro Alexandre Padilha. Marcelo esteve em Brasília há cerca de 10 dias em reunião com o vice- presidente para solicitar agilidade na liberação da verba.

“Os novos postos de saúde trarão um ganho significativo à população de Araraquara, fortalecendo a rede básica de saúde, grande meta do nosso governo. É um grande presente para a população no mês de aniversário da cidade. Será uma honra receber o vice-presidente Michel Temer e o ministro Alexandre Padilha para a assinatura da ordem de serviço, juntamente com o deputado Edinho Silva, que também colaborou muito nesse processo”, afirmou o prefeito. O ato de assinatura será realizado no dia 26 de agosto.

Para a secretária da Saúde, Maria Regina Barbieri Ferreira, a Prefeitura está atendendo bairros populosos, que há muito tempo reivindicavam essa benfeitoria, que é o programa de saúde da família. “É mesmo um grande presente para Araraquara. A Secretaria de Saúde vai implantar essas unidades com todos os equipamentos e recursos humanos necessários para levar uma saúde de qualidade para essas comunidades”, disse a secretária.

Novas equipes
Segundo a secretária, os cinco novos postos garantem que Araraquara responda positivamente ao compromisso assumido, para o recebimento de duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), de ter 50% da população atendida pela Estratégia de Saúde da Família.

“Vamos superar essa meta e aumentar em mais de 200% o atendimento de saúde da família na cidade, abrangendo 80% da população”, garantiu Maria Regina Barbieri. A secretária anunciou também que no final de agosto e início de setembro nove novas equipes de Saúde da Família estarão atuando na cidade. “O concurso já foi feito e está saindo a classificação. Vamos fazer a convocação para formar e implantar as novas equipes”, disse.

Outras unidades
Além das cinco novas unidades, a Prefeitura também mantém em andamento as obras dos novos ESFs no Jardim Cruzeiro do Sul e no Jardim Biagioni, além do novo prédio do ESF de Bueno de Andrada, cuja primeira etapa já foi concluída.

“Para completar o atendimento da rede básica, a população vai receber até o final do ano a nova Maternidade Gota de Leite, que vai representar um avanço nas políticas de atendimento às mulheres e crianças”, declarou o prefeito.

O Governo Municipal também está investindo na estrutura da urgência e emergência. Além da UPA da Vila Xavier, inaugurada no ano passado, está em construção outra unidade semelhante, porém de maior porte, na região central da cidade. Até o final do ano será inaugurado um novo posto 24h do Selmi Dei e no ano que vem um no Vale do Sol.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade