Selecione a página

Mamaço destaca importância do aleitamento materno

Mamaço destaca importância do aleitamento materno

O mamaço realizado nessa sexta-feira (14), na Praça Pedro de Toledo, em Araraquara, em frente à Gota de Leite, teve a participação de 25 mães que amamentaram seus bebês.
“O estímulo da amamentação é importante para uma vida saudável da criança, principalmente nos primeiros três meses de vida. Amamentar fortalece o vínculo emocional entre mãe e bebê e, hoje 80% das mães amamentam seus bebês logo após o nascimento na Maternidade”, relata a médica e superintendente da Gota de Leite, Regina Barbieri Ferreira.
Para o diretor técnico da FunGota, Ademir Sala, a amamentação é um complemento ao parto humanizado. “A recompensa da mãe é uma enorme gratidão, além de uma realização pessoal. Nós incentivamos o aleitamento materno”, relata Sala.
Segundo a docente do curso de enfermagem da Uniara, Janaina Mery Ribeiro, o evento, que teve a primeira edição em 2014, tem por objetivo estimular a amamentação. “O leite materno combate as doenças respiratórias e alérgicas. Na próxima semana, estaremos orientando os agentes comunitários de saúde, da rede municipal, dentro das atividades do Agosto Dourado”, informa Janaina.
Adesão
A enfermeira Joice Cristina Silva Souza, de 30 anos, amamentou a filha Beatriz, de 10 meses, durante o evento. “A divulgação do Mamaço é importante para a sociedade, pois o leite é um alimento rico em nutrientes. Nossa função é orientar e apoiar. Também é possível amamentar e trabalhar, no meu caso, eu voltei ao trabalho quando a Bia tinha 4 meses”, conta Joice, que também amamentou o filho Mateus (5) até ele completar um ano e 11 meses.
“A minha filha Maria Flor, de um ano e dois meses, mama várias vezes ao dia e só vou parar de amamentá-la quando ela quiser”, relata a jornalista Claúdia Roberta Pereira Dias, 27, que destacou a importância do evento para tirar dúvidas sobre a maneira correta de amamentação.
Os eventos relativos às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Araraquara têm apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Uniara, Unip, Senac, FunGota e Priscila Bolfi – Fotografia.
Posto de Coleta
Integrando a programação que segue até o final de setembro, a Maternidade Gota de Leite inaugura, no dia 31 de agosto, o Posto de Coleta de Leite Materno do hospital. Todo o material coletado será enviado para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para pasteurização, e, após o procedimento, será enviada novamente a Araraquara para distribuição na cidade.
Neste mesmo dia, está prevista a inauguração da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) na Gota de Leite, com nove leitos e mais três leitos reservados para o programa Mãe Canguru.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade