Select Page

“Jovem Cidadão” dá oportunidade do primeiro emprego a 73 estagiários



Secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e gerente de Desenvolvimento e RH fazem balanço do programa Desde agosto deste ano, 73 estagiários atuam em vários setores da Prefeitura de Araraquara, por meio do programa “Jovem Cidadão”, retomado pelo governo do prefeito Edinho que o havia lançado na sua primeira gestão, no início dos anos […]

“Jovem Cidadão” dá oportunidade do primeiro emprego a 73 estagiários

Secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e gerente de Desenvolvimento e RH fazem balanço do programa

Desde agosto deste ano, 73 estagiários atuam em vários setores da Prefeitura de Araraquara, por meio do programa “Jovem Cidadão”, retomado pelo governo do prefeito Edinho que o havia lançado na sua primeira gestão, no início dos anos 2000.

Em entrevista a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Jacqueline Barbosa, e a gerente de Desenvolvimento e RH Clair Alves, apresentaram um balanço dos três primeiros meses do programa.

Clair Alves afirmou que os estagiários fazem um trabalho bastante positivo na administração pública, atuando em várias secretarias municipais, como na da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, e Comunicação, e na Chefia de Gabinete, entre outros setores.

“Cada estagiário tem um supervisor nos diversos setores da administração acompanhando o desenvolvimento do trabalho”, explicou.

A maioria desses estagiários cursa a faculdade e os demais, escolas técnicas e o ensino médio. Se parar de estudar ou ser reprovado, e se transgredir alguma norma de trabalho, o estagiário será desligado do programa, conforme requisito da lei.

 “É importante que o estagiário aprenda a ter responsabilidades, inclusive sobre o cumprimento de horário. Até para se preparar melhor para o próprio futuro profissional”, enfatizou Clair.

Vários ângulos

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, acrescentou que além do estágio, o programa “Jovem Cidadão” também envolve a questão social do estagiário.

 “Porque atua também em relação ao primeiro emprego. Todos nós sabemos o quanto é difícil para o jovem conseguir emprego sem experiência profissional”, afirmou Jacqueline.

Por conta dessa situação, com o “Jovem Cidadão” a Prefeitura viabiliza a oportunidade do primeiro emprego. O programa é direcionado principalmente para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 “Além disso, o estagiário aprende, na prática, como funciona uma administração pública sem que tenha que abandonar a escola para trabalhar e ajudar a sustentar a família”, acrescentou Jacqueline.

Vale também destacar que assim que conclui seus estudos, seja o técnico, ensino médio ou superior, o jovem é desligado do programa e imediatamente é convocado o próximo inscrito da lista.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos