Select Page

Iraras e Gato-Mourisco são flagrados em região de preservação ambiental de Araraquara



Foi a primeira aparição de animais dessas espécies na nossa região.

Iraras e Gato-Mourisco são flagrados em região de preservação ambiental de Araraquara

Três Iraras e uma família de Gatos-Mourisco foram fotografados por uma armadilha fotográfica do Departamento de Água e Esgoto de Araraquara na terça-feira (19). Foi a primeira aparição de animais dessas espécies na nossa região.

Sobre a Irara

A irara é um mamífero parente do furão, lontra e ariranha. A espécie não está na lista dos animais em risco de extinção, mas, segundo os biólogos, sua população tem diminuído e o registro em Araraquara é considerado muito positivo.

Irara

Sobre o Gato-Mourisco

Gato – Mourisco

O Jaguarundi também conhecido como gato-mourisco é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, estes animais até um tempo atrás eram do mesmo gênero que a Onça-parda.

Esta espécie possui cerca de 48 a 83cm de comprimento e sua cauda mede de 27 a 59cm, pesando de 3,7 a 6Kg, com machos maiores que fêmeas.  Sua coloração varia do preto, marrom para o cinza, areia e marrom avermelhado, com cores intermediárias e melânicas comuns. Tem pernas pequenas e acaba sendo muitas vezes confundido com a irara. Tem pupilas redondas, e isso pode ser reflexo de seus hábitos diurnos. Normalmente, se alimentam de presas com menos de 1Kg, mas eventualmente se alimentam de presas maiores. Alimentam-se de ratos e camundongos, aves, gambás, répteis, peixes e frutas.

Projeto de preservação

Além das armadilhas fotográficas, os biólogos do projeto de levantamento de fauna do Daae procuram identificar os animais presentes na fauna dos pedaços de mata atlântica e cerrado remanescentes no município por meio de sons, marcas de garras, pegadas.

Desde o início do estudo em 2014 já foram catalogadas 287 aves, 58 répteis e anfíbios e 61 mamíferos, entre eles onça parda, lobo guará e o veado.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos