Select Page

Inauguração da UPA na Vila marca transformação da Saúde



UPA vai atender uma população de cerca de 65 mil pessoas da grande Vila Xavier

Prefeito Marcelo fala durante inauguração da UPA da Vila XavierO prefeito Marcelo Barbieri inaugurou, ontem, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) que vai atender uma população de cerca de 65 mil pessoas da grande Vila Xavier. A obra, entregue com novos equipamentos hospitalares e mobiliário, vai ampliar os serviços de saúde na região e humanizar o atendimento da população.

Com 950 m² de área construída, a UPA da Vila é uma parceria entre Prefeitura de Araraquara e Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde que, além da verba para construir e equipar, vai destinar R$ 100 mil para custeio mensal. Foi investido cerca de R$ 1,5 milhão na nova unidade, em recursos federais com contrapartida da Prefeitura.

A UPA da Vila Xavier já está aberta para atendimento da população e conta com sala de Raio X 24h e espaço específico para atendimento de pediatria, todo decorado com desenhos infantis e com uma sala de brinquedoteca.

De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, além do espaço, amplo e moderno, a nova unidade traz uma mudança no conceito de atendimento da população. “Temos um ótimo espaço, funcionários qualificados e um atendimento de saúde humanizado, para que as pessoas sejam atendidas com respeito, dignidade e muito carinho. Queremos que a população se sinta segura, pois sabe que vai ser assistida por uma saúde pública de qualidade “, afirmou o prefeito.

Marcelo também citou os avanços na Saúde. Araraquara está formando uma rede de atendimento, com as duas UPAs (a da Vila Xavier e a da região central, esta em fase de construção), com o Samu (que com a regionalização passou, nos dois últimos anos, de cindo ambulâncias para 21), com a ampliação do Programa de Saúde da Família (que vai aumentar em 200% o atendimento da população), e com a transformação da Santa Casa em hospital escola. A rede será complementada com a Maternidade Gota de Leite, que vai oferecer atendimento específico às mulheres e crianças. Marcelo citou ainda o aumento do piso salarial dos médicos da cidade. Hoje Araraquara não tem falta de profissionais.

A secretária da Saúde, Dra, Regina Barbieri Ferreira, lembrou a promessa do prefeito de entregar o novo prédio, feita quando ele reabriu o Pronto-Socorro da Vila Xavier. “Não temos palavras para descrever o que vocês vão ver dentro dessa unidade. O prefeito disse: ‘vamos entregar a UPA dia 16, quero tudo novo – móveis, equipamentos e vestuário’. E aqui está, prefeito, conforme o senhor pediu. O prédio é muito bonito, mas além da beleza física, temos equipamentos e profissionais para fazer um atendimento de qualidade”, declarou a secretária.

De acordo com Silésio Rodrigues, consultor da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, a UPA é uma unidade pré-hospitalar fixa para atender 24h com clínico e pediatra. Rodrigues, que participou da cerimônia de entrega e fez uma vistoria técnica, disse que a unidade está de acordo com as especificações do governo federal.

O prefeito fez questão de citar a participação dos deputados Dimas Ramalho e Roberto Massafera, bem como da Câmara Municipal, nas conquistas de Araraquara. Fizeram parte da frente de honra, além do presidente Aluisio Braz, os vereadores Elias Chediek, Lucas Grecco, Serginho Gonçalves e Tenente Santana.

A Upa da Vila Xavier recebe o nome do médico e farmacêutico “Dr. Antonio Alonso Martinez”.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos