Select Page

Inauguração da UPA na Vila marca transformação da Saúde

Prefeito Marcelo fala durante inauguração da UPA da Vila XavierO prefeito Marcelo Barbieri inaugurou, ontem, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) que vai atender uma população de cerca de 65 mil pessoas da grande Vila Xavier. A obra, entregue com novos equipamentos hospitalares e mobiliário, vai ampliar os serviços de saúde na região e humanizar o atendimento da população.

Com 950 m² de área construída, a UPA da Vila é uma parceria entre Prefeitura de Araraquara e Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde que, além da verba para construir e equipar, vai destinar R$ 100 mil para custeio mensal. Foi investido cerca de R$ 1,5 milhão na nova unidade, em recursos federais com contrapartida da Prefeitura.

A UPA da Vila Xavier já está aberta para atendimento da população e conta com sala de Raio X 24h e espaço específico para atendimento de pediatria, todo decorado com desenhos infantis e com uma sala de brinquedoteca.

De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, além do espaço, amplo e moderno, a nova unidade traz uma mudança no conceito de atendimento da população. “Temos um ótimo espaço, funcionários qualificados e um atendimento de saúde humanizado, para que as pessoas sejam atendidas com respeito, dignidade e muito carinho. Queremos que a população se sinta segura, pois sabe que vai ser assistida por uma saúde pública de qualidade “, afirmou o prefeito.

Marcelo também citou os avanços na Saúde. Araraquara está formando uma rede de atendimento, com as duas UPAs (a da Vila Xavier e a da região central, esta em fase de construção), com o Samu (que com a regionalização passou, nos dois últimos anos, de cindo ambulâncias para 21), com a ampliação do Programa de Saúde da Família (que vai aumentar em 200% o atendimento da população), e com a transformação da Santa Casa em hospital escola. A rede será complementada com a Maternidade Gota de Leite, que vai oferecer atendimento específico às mulheres e crianças. Marcelo citou ainda o aumento do piso salarial dos médicos da cidade. Hoje Araraquara não tem falta de profissionais.

A secretária da Saúde, Dra, Regina Barbieri Ferreira, lembrou a promessa do prefeito de entregar o novo prédio, feita quando ele reabriu o Pronto-Socorro da Vila Xavier. “Não temos palavras para descrever o que vocês vão ver dentro dessa unidade. O prefeito disse: ‘vamos entregar a UPA dia 16, quero tudo novo – móveis, equipamentos e vestuário’. E aqui está, prefeito, conforme o senhor pediu. O prédio é muito bonito, mas além da beleza física, temos equipamentos e profissionais para fazer um atendimento de qualidade”, declarou a secretária.

De acordo com Silésio Rodrigues, consultor da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, a UPA é uma unidade pré-hospitalar fixa para atender 24h com clínico e pediatra. Rodrigues, que participou da cerimônia de entrega e fez uma vistoria técnica, disse que a unidade está de acordo com as especificações do governo federal.

O prefeito fez questão de citar a participação dos deputados Dimas Ramalho e Roberto Massafera, bem como da Câmara Municipal, nas conquistas de Araraquara. Fizeram parte da frente de honra, além do presidente Aluisio Braz, os vereadores Elias Chediek, Lucas Grecco, Serginho Gonçalves e Tenente Santana.

A Upa da Vila Xavier recebe o nome do médico e farmacêutico “Dr. Antonio Alonso Martinez”.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos