Selecione a página

Holofotes diminuem incidência de pombos em creche do Pq. Infantil

Instalação de holofotes, poda de copas de árvores e limpeza em corredores do Parque Infantil já apresentam bons resultados

Uma ação conjunta da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos e Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), começa a diminuir a incidência de sujeira causada por pombos no Centro de Recreação e Educação (CER) Leonor Mendes de Barros, no Parque Infantil, em Araraquara.
A primeira fase dos trabalhos teve início em meados de junho com a colocação de quatro holofotes com lâmpada de vapor de sódio com 400 watts cada, e a poda de copas das árvores do interior do CER, visando diminuir a área de pouso dos pombos.
Ao mesmo tempo, a empresa responsável pela manutenção do espaço público realizou a limpeza dos canteiros e promoveu a retirada da vegetação afetada pela sujeira das aves, além da lavagem dos mobiliários.
Em agosto, foram colocados mais 11 holofotes em pontos estratégicos do CER Leonor Mendes de Barros, num total de 15, e os primeiros resultados já se mostram positivos.
De acordo com o biólogo João Henrique Barbosa, gerente de Proteção à Fauna (órgão da Secretaria de Meio Ambiente), as lâmpadas colocadas são amarelas para imitar o pôr do sol, assim a instalação dos holofotes obriga os pombos a procurar outras árvores do Parque, utilizadas como dormitórios noturnos.
A segunda fase do projeto visa à instalação de mais 10 holofotes. De acordo com a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, os próximos holofotes serão instalados após o mapeamento dos pontos para onde os pombos migraram.
“Os pássaros vão naturalmente procurar outro local para ficar, por isso, precisamos esperar, ver onde se acomodaram e então iniciar a segunda fase do trabalho”, explicou a secretária.
Proteção
Acompanhando de perto os primeiros resultados do teste, Barbosa acrescenta que a proposta é “proteger a saúde das crianças lotadas no CER”.
“Apesar de ainda estarmos em fase de teste, as melhorias são visíveis, já que a colocação dos holofotes diminuiu consideravelmente a presença de pombos no CER”, afirmou a secretária da Educação.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Antonio Delle Piage, também está diminuindo o mau cheiro no local, após a limpeza dos canteiros e a lavagem dos mobiliários.
Praça do Idoso
As melhorias no Parque Infantil, ainda em decorrência dos problemas provocados pelos pombos, incluem a transferência da Praça do Idoso, cujas instalações com acesso pela Avenida São Geraldo passarão para outro local da Praça Major Abel Fortes.
Com a mudança, o acesso à Praça do Idoso passará pela Rua São Bento, ou Rua 3, próximo ao local onde são realizadas as atividades físicas e recreativas do programa Saúde na Praça.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade