Select Page

Hoje tem fumacê nas regiões do Biagioni e Estações



A Secretaria de Saúde iria iniciar o fumacê no dia 1 de março, seguindo com as ações em diferentes bairros durante todo o período do carnaval, mas os trabalhos tiveram que ser desmarcados por causa das chuvas

Hoje tem fumacê nas regiões do Biagioni e  Estações

O fumacê da Vigilância Epidemiológica contra o mosquito da dengue na Vila Biagioni e em parte do Jardim das Estações e do Jardim Europa será realizado hoje (7). A viatura com o inseticida contra o Aedes aegypti passará pelas regiões entre as 17h e 21h. Araraquara tem 2.262 casos de dengue confirmados.

A Secretaria de Saúde iria iniciar o fumacê no dia 1 de março, seguindo com as ações em diferentes bairros durante todo o período do carnaval, mas os trabalhos tiveram que ser desmarcados por causa das chuvas.

Aplicação

Uma viatura equipada com dois termonebulizadores (um apontado para cada lado da rua) irá espalhar o inseticida, que se transforma em nuvem de fumaça e entra nas residências. Ele mata mosquitos adultos.
A ação também exigirá colaboração e cuidados por parte da população. No momento em que a viatura passar pela rua, as portas e janelas das residências deverão ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos. Além disso, os moradores e animais de estimação deverão se dirigir aos fundos da casa.
A Vigilância Epidemiológica ainda faz uma série de recomendações: alimentos devem ser acondicionados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros devem ser cobertas; a entrada de caixas de abelhas deve ser vedada por 24 horas; roupas devem ser retiradas dos varais e veículos devem ser retirados das ruas; e, após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.
Segundo a Secretaria de Saúde, o fumacê não havia sido adotado ainda por duas razões. Uma delas é que os equipamentos e o inseticida precisaram ser adquiridos pela Vigilância Epidemiológica, que aguardava a entrega dos produtos. Além disso, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) determina que o método seja executado apenas quando a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) atinja o índice 5 durante oito meses seguidos, o que não é o caso de Araraquara.

Porém, mesmo assim, a Prefeitura tomou a decisão de adotar o fumacê, devido à gravidade da situação.

Ruas e avenidas que vão receber o fumacê hoje:
Ruas: Benedito Máximo Araújo; João Silveira; Sebastião Lemos da Cruz; José Alves de Souza Góes; Pastor Antonio da Silva; Rubens Alves de Oliveira; José Figueira da Silva; Epaminondas França; Edgard Pinto Machado; Engenheiro Agrimensor Nivaldo Leite; Antonio Rodrigues de Carvalho; Antonio Rodrigues de Carvalho; Ismael de Araújo; Rogério Baptista da Cruz.
Avenidas: Estrada de Ferro Araraquara; Trifonio Guimarães; Serafim Simioni; Daisy Cardoso Bizelli; Ninim Gomes de Freitas; Antonio Baldassari; Maria Apparecida Machado Gonçalez; Maria Luiza Baschix; Dr. Frederico Meller; Dr. Abeylard Netto Amarante; Armando Biagioni; Jorge Haddad; Alpheu Rodrigues Schiavon; Manoel Marques de Jesus; Adelaide Ferraz de Carvalho.

Saiba como você pode ajudar nos dias de fumacê ✔No momento em que o veículo passar, portas e janelas das residências deverão estar abertas para que a fumaça com o inseticida possa chegar aos cômodos; ✔Alimentos devem ser acondicionados em recipientes com tampa; ✔Gaiolas de pássaros devem ser cobertas; ✔Entrada de caixas de abelhas devem ser vedadas por 24 horas; ✔Roupas devem ser retiradas dos varais; ✔Veículos devem ser retirados das ruas; ✔ Moradores devem permanecer no último cômodo da casa durante a pulverização; ✔Gestantes, idosos e crianças de colo devem manter distância das ruas; ✔Após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos