Select Page

Gota de Leite promove contato pele a pele entre mãe e recém-nascido



Prática é preconizada pela Organização Mundial de Saúde e pelo programa Rede Cegonha

Gota de Leite promove contato pele a pele entre mãe e recém-nascido

O contato pele a pele entre mãe e bebê logo após o nascimento é uma rotina na maternidade Gota de Leite. A prática, que faz parte das diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido no Sistema Único de Saúde (SUS), é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo programa Rede Cegonha, no qual a maternidade está inserida.

Após capacitação dos profissionais, o contato pele a pele foi adotado na Gota há cerca de um ano com os recém-nascidos de parto natural. No mês passado, a prática foi adotada também nos partos por cesárea.

De acordo com a enfermeira Nataly Santilli, coordenadora da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCI) da Gota de Leite, assim que nascem, ainda na primeira hora de vida, os recém-nascidos são colocados em contato com as parturientes e são amamentados.

É um procedimento seguro, barato e de comprovados benefícios a curto e a longo prazos para mães e crianças. Além de aumentar a chance de um bom estabelecimento do aleitamento materno, este contato imediato ainda melhora a estabilidade cardiorrespiratória do bebê, fortalece a efetividade e o vínculo entre mãe e filho.

Cerca de 230 partos são realizados por mês na Maternidade Gota de Leite, que é referência regional em alto risco. A humanização no atendimento é primordial e o aperfeiçoamento dos profissionais é constante, com treinamento e cursos de especializações.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos