Selecione a página

Geladeira Comunitária reabre reorganizada

Em novembro do ano passado, geladeira ficou fechada por um mês. Ação já tirou 32 pessoas de situação de rua

Geladeira Comunitária reabre reorganizada

Adriel Manente

Em novembro do ano passado, mais especificamente no dia 13, a Geladeira Comunitária Freedge, que ficava na Padaria Via Saudável, localizada na Rua Henrique Lupo, em frente à praça do Faveral, fechou. Com isso, muitas pessoas carentes e até mesmo moradores de rua que viam o local como uma fonte de alimentos, ficaram desamparados. Porém, no dia 07 de dezembro, portanto há pouco mais de um mês, a geladeira foi reativada, e dessa vez de uma maneira diferente.

Relembre o início da ação solidária
Em 2016, Ednan Delle Piage, o proprietário da Padaria Via Saudável teve uma ideia inovadora. Vendo o desperdício de alimento e tantas pessoas passando por necessidade, o empresário decidiu colocar na porta do seu estabelecimento uma geladeira sustentável.
Por muito tempo, a geladeira beneficiou várias famílias. Pessoas carentes e também moradores de rua, que muitas vezes não tinham o que comer, tiveram suas preocupações diminuídas. Além disso, pessoas que, começaram a ver a seriedade e a boa intenção daquela ação, começaram também a contribuir com a geladeira levando também alimentos. De todos os cantos da cidade.

Porém, no dia 13 de novembro de 2018, a ação parou. O motivo foi que, na ocasião, as pessoas que chegavam primeiro à geladeira pegavam a comida à vontade, e o que acontecia era que rapidamente as marmitas acabavam deixando muitas pessoas sem alimento. Contudo, a pausa durou um mês. A geladeira foi reaberta no dia 07 de dezembro, mas desta vez de uma forma diferente.
Com um funcionário contratado apenas para cuidar das atividades relacionadas à geladeira, como fazer cadastramento das pessoas e mapeamento das famílias carentes, que necessitam de constante ajuda, a ação tem dado ainda mais resultado. Como as 32 pessoas atendidas que saíram da situação de rua e hoje já foram encaminhadas a abrigos na cidade. “Fazer com essa organização nova, facilitou muito, pois hoje temos como rastrear famílias carentes, por exemplo, e poder ajudar de uma forma mais incisiva”, diz o empresário Ednan Delle Piage.
Os dados impressionam. Por semana na geladeira passam uma tonelada de alimentos. Isso, para as 120 pessoas e famílias que são cadastradas poderem ter o que comer. “A ideia da geladeira foi sempre ter pessoas dispostas a abraçar essa causa”, frisa o empreendedor que diz ainda buscar apoiadores para o projeto. “Não temos o apoio de nenhuma instituição e, seria importante, pois além dos gastos de manter esse projeto em funcionamento, temos a questão que temos um funcionário exclusivo para essa finalidade, e isso também gera custos”, lamenta Ednan.

Por fim, Ednan nos alerta a mais um dado interessante. “A geladeira é aberta as pessoas e todos podem vir se cadastrar, mas eu acho que é importante ressaltar que a faixa etária que mais atendemos aqui são pessoas de mais de 50 anos. São aquelas pessoas que não conseguem um emprego. Infelizmente, há pessoas em Araraquara que passam fome e devemos estar atentos a isso”, finaliza.
A geladeira comunitária Freedge fica na padaria Via Saudável, localizada na Rua Henrique Lupo, ao lado do Faveral. Quem puder doar alimentos, a geladeira recebe os mantimentos de segunda à sexta, das 08 às 18 horas.  Além disso, há o site www.freedge.org/araraquara, lá você pode ter mais informações sobre o cadastramento e o mapeamento das pessoas carentes. Ali também você pode ter mais esclarecimentos sobre essa iniciativa que ajuda a tanta gente.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade