Select Page

Frente fria deve causar fortes chuvas na região de Araraquara



Aviso de risco meteorológico foi divulgado no início da tarde de ontem (11) pela Defesa Civil de São Paulo

Frente fria deve causar fortes  chuvas na região de Araraquara

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que desde ontem (11), áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do País ajudam a organizar a umidade que vem da Amazônia e a causar pancadas de chuva dispersas em São Paulo. O mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá várias áreas, incluindo a região de Araraquara.

Haverá um acumulado de 5 dias com valores acima de 130 mm nas regiões de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100 mm, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).

Por meio do alerta meteorológico, a Defesa Civil informa que a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado. Na faixa leste, em especial nas regiões litorâneas, são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração intermitentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios nessas áreas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” – pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva. Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.

Para manter a população informada sobre as condições climáticas, a Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem com o número do CEP (sem ponto ou hífen) para o número 40199.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos