Selecione a página

Faltou habilidade do SISMAR nas negociações

A falta de habilidade do sindicato dos servidores nesta ultima greve é visível

Jane Andrade abriu assembleia na Praça Pedro de ToledoJosé A.C. Silva
Texto e fotos

A falta de habilidade do sindicato dos servidores nesta ultima greve é visível, foi marcada assembleia na praça de Santa Cruz, devendo começar às 17 horas, sendo que a concentração foi mudada para praça Pedro de Toledo, gerando reclamações dos servidores e iniciada com mais de 1 hora de atraso.

A sindicalista Jane de Andrade, na leitura de abertura, mais uma vez falou mal do prefeito e da imprensa, como se o mundo estivesse contra o sindicato e os servidores, parecendo que os dirigentes SISMAR são os únicos honestos na cidade, querendo estabelecer como verdade somente o que eles falam, não dando para entender como colocaram o comunicado da greve em um programa de rádio que tanto falam mal, não dando resultado, sendo que o programa tem grande audiência, mas os servidores não são burros, não aderindo à greve e questionam a moral dos sindicalistas. Aqui nesta terra tem momentos que todos são criticados, inclusive os sindicatos, muitos são chamados de pelegos, falam de acordos desonestos em planos de saúde. Não sabemos quanto ganham os sindicalistas, mas deve ser mais que o pessoal do centralizado.

O prefeito Marcelo Barbieri abriu as finanças da prefeitura, mostrando que estava no limite, sendo trabalhada uma proposta juntamente com o sindicato, sendo rejeitada por eles próprios, segundo o Executivo. A prefeitura enviou nova proposta para a câmara que foi melhorada pelos vereadores, também foram duramente criticados.

A imprensa divulga tanto o lado do sindicato como da prefeitura, sendo também criticada pelo sindicato. A greve até agora não teve um aumento de servidores na paralisação, sendo que de 5.370 funcionários da prefeitura, somente 600 aderiram à paralisação, segundo sindicato. Muitos dos funcionários municipais não quiseram participar da greve, esgotados já com outras negociações passadas. Uma servidora de uma escola da rede pública falou para o Valdir Teodoro, pagamos o sindicato e temos que fazer todas as manobras, vocês que deveriam resolver por nós. Certo que o sindicato conseguiu algumas vitórias para os professores, como a recuperação dos valores de cargas suplementares estimadas em R$ 20 milhões, mas deveriam jogar de salto alto.

Nota da Prefeitura
À vista da paralisaçãodos funcionários públicos municipais, a Prefeitura de Araraquara informa que está aguardando o julgamento da greve pelo Tribunal Regional do Trabalho. Reitera também o pedido para que os servidores voltem aos seus postos de trabalho, a fim de que a população não seja prejudicada e para evitar que os funcionários tenham os dias parados descontados, caso o movimento seja considerado abusivo. A Administração ressalta, ainda, o esforço que tem feito para atender às reivindicações dos servidores, mantendo uma política de valorização do funcionalismo, como demonstra o reajustamento aprovado pela Câmara, o maior da região, de 6,01%, totalizando 11,31% com os 5% já repassados em março deste ano, além de 6,01% no ticket alimentação e da criação da bonificação assiduidade de R$450,00. A proposta apresentada pelo Sindicato é inviável do ponto de vista financeiro da Prefeitura, que tem que agir dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por fim, a Prefeitura destaca que manteve negociação com o Sindicato por vários meses na tentativa de evitar uma paralisação. Entretanto, a interrupção do diálogo foi a postura adotada pelo próprio Sismar, quando optou pelo movimento grevista, interrompendo unilateralmente as negociações sem apresentar uma contraproposta que se alinhasse à realidade financeira do município. A Administração lamenta os transtornos que a população tem sofrido e apela ao bom senso dos que aderiram ao movimento para que voltem aos seus postos de trabalho, assim como se mantém a ampla maioria dos servidores.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade