Select Page

Estudantes orientam pais em reciclagem de óleo de cozinha



Campanha de coleta seletiva do óleo envolve as secretarias municipais da Educação e Meio Ambiente, além de Daae e Acácia

Uma parceria envolvendo as secretarias municipais de Meio Ambiente e da Educação, além do Daae (Departamento de Água e Esgotos) e Acácia (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis), está lançando uma campanha para coleta seletiva de óleo de cozinha envolvendo sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Araraquara.
A campanha teve início nesta sexta-feira (25), na Emef Altamira Amorim Mantese, localizada no Jardim Selmi Dei III, com 530 alunos, que vão orientar pais e/ou responsáveis sobre a importância da reciclagem do óleo comestível.
Conforme explica Valter Iost, gerente municipal de Educação Ambiental, (órgão da Secretaria de Meio Ambiente), a campanha possibilitará que “todo óleo de cozinha utilizado na preparação de alimentos seja armazenado em garrafas pets e posteriormente levados pelos estudantes às Emefs”.
Iost acrescenta que professores e coordenadores das escolas passaram por uma fase de treinamentos antes do lançamento da campanha, para melhor orientar os alunos sobre quais os procedimentos corretos para a coleta do produto.
Para secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, a parceria deve promover melhorias ambientais imediatas e também a médio e longo prazo.
“Muitas pessoas não sabem o que fazer com o óleo que sobra da cozinha e acabam por descartá-lo na pia ou em locais inadequados, desencadeando grandes prejuízos ambientais. Por isso, fazer das escolas pontos de coleta desse óleo vai facilitar muito a vida da dona de casa a evitar problemas recorrentes do descarte irregular”, declarou Arary.

Programa
O óleo engarrafado será colocado em tambores distribuídos nas escolas e em seguida recolhido pelo caminhão da seleta coletiva da Acácia.
De acordo com o gestor de projetos da Cooperativa Acácia, David Teixeira Pinto, a campanha “amplia a proteção ambiental no município”, já que evita que o óleo de cozinha seja descartado em casa, pelo ralo da pia ou enterrado em quintais.
Todo óleo reciclado e recolhido durante a campanha nas escolas será comercializado pela Acácia.
“A campanha é muito importante do ponto de vista ambiental porque transformará os alunos em agentes multiplicadores da informação”, afirma a diretora da Emef Altamira Montese, Inéia Paula Amorim.
“A idéia é excelente, porque os estudantes ensinarão os próprios pais sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha”, acrescenta a professora da escola, Giovana Rastelli Prates.
Também participaram do lançamento João Vitor de Castro, da equipe de monitoramento da Qualidade Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, e Kely Regina Lopes, cooperada e 1ª secretária da Acácia.
Participam da campanha, além da Altamira Montese, as Emefs Henrique Scabello, José Roberto de Pádua Camargo, Luiz Roberto Salinas Fortes, Rafael de Medina, Rubens Cruz e Waldemar Saffiotti.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos