Select Page

Escola do Legislativo faz Seminário sobre a Água no Século XXI: Desafios e Soluções



Escola do Legislativo faz Seminário sobre a Água no Século XXI: Desafios e Soluções

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara promove nos próximos dias 23 e 24 de julho o Seminário “Água no Século XXI: Desafios e Soluções”- Lutar pelo uso eficiente da água disponível é lutar por um futuro para todos.
Serão duas Mesas Redondas com a participação de renomados especialistas. Na abertura, dia 23, das 19h às 22h, no Plenário da Câmara, o tema “Gestão das Águas no Brasil: Desenvolvimento e Escassez” será debatido pelos palestrantes José Galizia Tundizi (Instituto Internacional de Ecologia e UFSCar) e Zildo Gallo (Uniara). Nesta Mesa, além da gestão das águas, desenvolvimento sustentável e escassez, os professores devem discutir o significado do conceito de bacia hidrográfica, exemplificando com a Bacia do Tietê-Jacaré, sua importância para os municípios, estabelecendo quais as responsabilidades do poder público, das empresas e dos cidadãos no meio rural e no urbano.
A segunda Mesa Redonda, no dia 24, também no Plenário da Câmara, das 14h às 17h, o tema “Recursos Hídricos em Araraquara: Balanços e Cenários” será debatido pelos especialistas Adalberto Gonçalves Cunha (Uniara) e Jorge Luiz Carizia (Cesteb). Esta Mesa terá seu foco no Aquífero Guarani: condições atuais, vulnerabilidade, potencialidade e as responsabilidades dos agentes público e privados. Também discutirá a questão dos resíduos sólidos e sua relação com a poluição das águas no município de Araraquara, realizando um breve diagnóstico e apontando possíveis soluções.
A presidente da Escola do Legislativo de Araraquara, vereadora Edna Martins (PV) destaca a importância deste Seminário. “Vivemos um período de mudanças climáticas. Já percebemos alterações no ciclo hidrológico que têm provocado tanto inundações quanto falta de chuvas, e crise no abastecimento de água potável. Esse cenário apresenta novos desafios que requerem aprofundar o conhecimento sobre a questão da água”, disse a vereadora.
Presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Câmara, Edna Martins foi responsável por conduzir o debate com a sociedade sobre a revisão do Plano Diretor, que teve um capítulo especial sobre a preservação dos recursos hídricos. “Araraquara está situada em uma região de recarga de uma das maiores reservas de água doce do planeta, o Aquífero Guarani. Aqui o Aquífero está bem próximo da superfície, o que exige medidas especiais de proteção para evitar os diversos tipos de contaminação que podem afetar a água subterrânea armazenada. E este seminário organizado pela Escola do Legislativo pode resultar em propostas para políticas públicas de gestão e preservação da água em Araraquara e região”, disse Edna.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento, que terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 17 – Net Digital e Canal 98 – Net Analógica) e também na Internet pelo site da Câmara Municipal: www.cmararaquara.sp.gov.br.
Palestrantes:
Prof. José Galizia Tundisi
Possui doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo e atua na pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos. É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia. É especialista em Ecologia, Limnologia com ênfase em Gerenciamento, Recuperação de Ecossistemas Aquáticos. Atualmente dirige programa internacional mundial de formação de gestores de recursos hídricos para o IAP, que representa 100 Academias de Ciências.
Prof. Zildo Gallo
Possui doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, políticas públicas, meio ambiente, ética econômica, economia solidária e cooperativismo.
Prof. Adalberto Gonçalves Cunha
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara e especialista em Educação pela mesma Instituição em Biologia Celular e Histologia aplicada às Ciências Biológicas e da Saúde pela Escola Paulista de Medicina. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa na área ambiental, intitulado “Análise das empresas da região de Araraquara e suas relações com a questão ambiental”.
Prof. Jorge Luiz Carizia
Engenheiro e Gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cesteb) de Araraquara.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos