Select Page

Educadora é homenageada com Título de Cidadã Araraquarense



Indicação foi feita pelo vereador Rafael de Angeli e aprovada por unanimidade na Casa de Leis

Educadora é homenageada com Título de Cidadã Araraquarense

A Educação recebeu uma homenagem da Câmara Municipal na noite da quarta-feira (13). A pedagoga e diretora de escola, Ana Paula Franzini Peres, foi agraciada com o Título de Cidadã Araraquarense.

            A solenidade teve início com uma apresentação musical de Izabel Souza e Francisco Osni. Em seguida, foi exibido um vídeo, repleto de depoimentos, contando um pouco a história da homenageada, que já foi logo às lágrimas.

            Autor da indicação, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) contou que, em 3 de maio de 2017, conheceu de perto “o trabalho diferenciado que ela faz com todos os alunos que passam pelo Cec Aléscio. É merecedora desse título. Ana Paula faz a diferença e dispensa muito amor aos alunos”.

            A emoção permaneceu ao longo de toda a solenidade, com direito a um coral das crianças do Centro de Educação Complementar (Cec) “Aléscio Gonçalves dos Santos”, lembrando que “cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”.

            Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), disse que ficou feliz em ver o trabalho que é realizado pela diretora no Centro, que contribui para a educação de tantas crianças da cidade. “Homenagem justa e que merece ser destacada. Vem coroar o excelente trabalho que ela vem realizando.”

            O vereador Roger Mendes (Progressistas), que representou o presidente da Casa de Leis, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), também entende que o título é justo. “Sinto-me contemplado por essa indicação. O que me chama bastante atenção nela é a dedicação que tem com os alunos além do ambiente escolar, é um complemento ainda maior. Tem uma extrema sensibilidade, um compromisso como verdadeira cidadã. Infelizmente não podemos contemplar todos os profissionais da educação, mas ela está aqui representando muito bem os colegas. Momento de reconhecimento e de mais uma conquista.”

            Também presente no evento, o vereador Elton Negrini (PSDB) ficou encarregado pela leitura do decreto legislativo que concede o título à pedagoga, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

            Emocionada, a “Tia Paula” agradeceu familiares, amigos, além de alunos e funcionários do Cec, que lotavam o Plenário. “Tenho a missão de fazer uma educação de qualidade. Temos que plantar a semente para colher lá na frente. Mesmo em tratamento de câncer, não consegui pedir licença e me afastar da escola. Quero lembrar que o que aprendemos, ninguém tira de nós. E tenho a honra de fazer parte da vida dessas crianças. Faço porque gosto do que faço. A educação tem um poder maravilhoso de transformar as vidas.”

E com a mensagem “você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único”, a música se encarregou de encerrar a homenagem.

Participaram da solenidade, ainda, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, a coordenadora da Educação Integral, Márcia Costa, representantes do “Chá de Lenços”, “Embaixatrizes do Bem” e Acampamento Novo Horizonte, a mãe da homenageada, Neusa, os filhos, Francielly e Vinícius, a irmã, Juliana, além de diretores, funcionários da escola, pais e alunos.

Sobre a homenageada

Ana Paula Franzini Peres nasceu em março de 1972, em Araras, filha de Neusa e Antônio Carlos. Aos quatro anos, a família mudou-se para Araraquara. Desde a mais tenra idade, tinha o sonho de ser professora. Alfabetizada precocemente, lia livros para outras crianças, sem deixar de lado as brincadeiras.

Na primeira série, na escola “Francisco Pedro Monteiro da Silva”, também ajudava a merendeira a servir, auxiliava os professores, ajudava a passar lição na lousa.

De família pobre, fez um grande esforço para conseguir estudar, buscando um objetivo maior: ser professora. Nos anos de 1970, as coisas eram mais difíceis, mas aos 15 anos iniciou seu trabalho docente, como auxiliar de classe. Gostava de crianças, tanto que cuidava da irmã mais nova como filha.

Ingressou no magistério na Escola Estadual “Bento de Abreu”, formando-se em 1990. No ano seguinte, entrou no curso de Pedagogia da Unesp de Araraquara. Enquanto fazia a faculdade, nasceu sua primeira filha, Francielly.

Em 2001, ingressou como professora de pré-escola em Araraquara. Efetivada em 2003, sentou-se pela primeira vez em sua sala de diretora no dia 5 de fevereiro, concretizando outro sonho. No mesmo ano, ingressou na especialização em Direito Educacional. Foi quando nasceu o filho Vinícius.

Fez mestrado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e se tornou mestre em Educação Escolar. Em 2016, concluiu o doutorado em Educação Escolar pela Unesp, tornando-se especialista em Gestão Escolar.

Fazer a diferença. Esse sempre foi seu objetivo, proporcionando condições de igualdade para alunos no acesso à cultura, ao lazer, ao conhecimento, ao esporte, para que sejam felizes.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos