Selecione a página

Educação Integral do CAIC do Vale do Sol completa dez anos

A história foi lembrada com vídeos, fotos e depoimentos de antigos alunos e professores, além de apresentações culturais

Educação Integral do CAIC do Vale do Sol completa dez anos

Os 10 anos do programa de Educação Integral da Emef do CAIC “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, no Vale do Sol, foi comemorado com muita festa nesta quarta-feira (9), com a participação do prefeito Edinho, da secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, e da coordenadora técnica da Educação Integral do Município, Márcia Maria da Costa.

Eles foram recebidos pelas diretoras do CAIC, Silvana Maria Ellero e Maria Alice Foschini Del Duca, e pela coordenadora de Educação Integral do CAIC, Rosa Helena Pinheiro Borghi, além dos demais coordenadores, professores e alunos da escola.

A história da Educação Integral na rede municipal de ensino de Araraquara antecipa-se às proposições nacionais e, num caráter de vanguarda, tem início em 1994, com a implantação do Programa de Educação Complementar.

A Emef do CAIC do Vale do Sol, que atende hoje 240 estudantes, surgiu em 1998, quando o Município começou a assumir o Ensino Fundamental, criando sua rede própria; a unidade então passou a receber alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, encaminhados pela Diretoria Regional de Ensino. Em 2002, sua estrutura foi ampliada e o atendimento se estendeu a alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. A partir de 2004, passou a funcionar segundo os princípios da escola interativa, passando a organizar-se em três ciclos, atendendo crianças de 1º a 9º ano e ampliando o ensino fundamental para 9 anos. Também em 2005, a escola começou a atender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. Em 2009, a unidade ampliou seu atendimento ao receber o Programa de Educação Complementar do Município que, em 2013, passou a se chamar Programa de Educação Integral. Esta proposta educacional, alinhada à filosofia de proteção integral prescrita pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diferia-se de ações assistenciais, visando conteúdos e linguagens diversificados, em regime de contra turno ao ensino regular, às crianças e adolescentes de 7 a 14 anos atendidas na escola.

Toda essa linha do tempo foi lembrada durante a festa com vídeos, fotos e depoimentos de antigos alunos e professores.

Os atuais alunos também deram show, com dança, canto e poesia. Performances que demonstraram a importância da Educação Integral, que está completando 25 anos na rede municipal.

Para o prefeito Edinho, que conversou com os alunos que lotaram o auditório do CAIC, é importante perseguir o objetivo de implantação do modelo em todas as unidades de ensino fundamental, pela sua importância na formação de cidadãos conscientes e mais humanos.

“Eu era vereador, ainda, quando a educação complementar nasceu em Araraquara. Esse projeto sempre foi muito importante para todos nós. O ideal é que todas pudessem contar com esse programa, para que pudéssemos ocupar o tempo todo do aluno com o processo educacional. Espero que possamos, um dia, em todo o Brasil, ter a educação integral como objetivo de todas as escolas. Precisamos pensar nas novas escolas da nossa cidade já com Educação Integral. Elas precisam nascer com esse programa”, defendeu Edinho, aproveitando a ocasião para informar que a escola municipal de ensino fundamental que está sendo construída no bairro Valle Verde pela Prefeitura já será inaugurada com Educação Integral. Ele foi bastante aplaudido pelos presentes.

E enquanto explicava que as escolas que estão sendo construídas naquela região atendem demandas eleitas no Orçamento Participativo, o prefeito explicou como funciona o OP e recebeu outra demanda importante, que prontamente acatou: implantar o Orçamento Participativo das crianças. “Achei uma ideia muito interessante e, por isso, no mesmo momento me comprometi que será realidade o OP das crianças da rede municipal de ensino fundamental”, comentou ele.

Pouco antes do encerramento, entre uma apresentação e outra, as diretoras do CAIC, Silvana Maria Ellero e Maria Alice Foschini Del Duca, também foram homenageadas pelos alunos e se emocionaram com a iniciativa.

Atualmente, em Araraquara, além dos alunos da Emef Eng. Ricardo de Castro Caramuru Monteiro, o Programa de Educação Integral atende 2.5 mil crianças e adolescentes matriculados em unidades de ensino do Município.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade