Select Page

Edinho assina ampliação da coleta seletiva para a região do Valle Verde

Novo contrato entre o Daae e a Cooperativa Acácia também prevê a retirada do material reciclável dos bolsões de entulho

Funcionários do Daae e cooperadas da Acácia participaram da assinatura do contratoO prefeito Edinho assinou ordem de serviço do novo contrato de coleta seletiva entre o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e a Cooperativa Acácia, em solenidade no auditório do Daae, nessa sexta-feira (16).

O novo contrato acrescenta os serviços de triagem e retirada do material reciclável dos PEVs (Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos, os bolsões de entulho) e do Ecoponto do Carmo, além de seu transporte até a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. O Daae ainda forneceu caminhões para o recolhimento das bags e passou a custear a coleta seletiva para os bairros Valle Verde e Jardim do Vale.

“É mais um passo muito importante para o fortalecimento da cooperativa, que ajuda o Município no combate ao desemprego e à exclusão social. A Acácia é referência na geração de emprego e renda e na busca pela sustentabilidade. Fico feliz pela nova parceria com o Município e o Daae”, afirmou o prefeito.

O superintendente do Daae, Marcos Isidoro, destacou que a Acácia realiza importante trabalho social. “Ela ajuda no saneamento da cidade, com a coleta de resíduos. Agora temos a ampliação desse escopo. Em todo o município, temos a coleta seletiva”, explicou.

A presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, falou sobre a ampliação do serviço na região do Valle Verde e agradeceu à Prefeitura e ao Daae pela parceria, que pode ser ainda mais fortalecida. “Araraquara e a coleta seletiva da Acácia já viraram uma cultura. Podemos avançar ainda mais. Todos vamos ter orgulho de falar: na minha cidade inteira tem coleta seletiva”, declarou.

Estiveram presentes no ato de assinatura o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni; o coordenador de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Reynaldo Sorbille; além de funcionários do Daae e cooperadas da Acácia.

Sustentabilidade
A Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara foi fundada em 2001, no primeiro mandato de Edinho, e teve como objetivo inicial o resgate da dignidade dos trabalhadores que retiravam seu sustento do antigo lixão.

A principal atividade da Acácia é a reciclagem de resíduos sólidos, reintroduzindo-os no ciclo produtivo, gerando renda e poupando recursos naturais. Atualmente, a Acácia possui cerca de 170 cooperados, coletando 417 toneladas de materiais recicláveis por mês.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos