Select Page

Doação de Sangue está muito longe do ideal em Araraquara



Banco de sangue do Hemonúcleo da cidade está 30% aquém do ideal. Além de Araraquara, local atende mais 10 municípios

Doação de Sangue está muito  longe do ideal em Araraquara

Adriel Manente

O Hemonúcleo de Araraquara está a 30% do ideal. Com a demanda crescendo a cada dia, pois o local, além de Araraquara, abastece a outras 10 cidades da região, a coleta de sangue precisa de novos doadores. Atualmente, cerca de 40 bolsas de sangue são coletadas por dia no local.

Segundo a direção da entidade, o sangue do tipo O positivo é, atualmente, o mais necessitado. “Esse tipo sanguíneo atende todos os sangues positivos (A,B, AB e O), mas todo sangue tem que ser testado e pode dar reação”, realça o médico e diretor do Hemonúcleo da cidade, Reinaldo Bonfá.

De acordo com Bonfá, as reações desse tipo são raras e não necessariamente vão se repetir em outras doações. Além disso, são incômodas, mas com pouco risco. A doação de sangue é um procedimento muito seguro.

Ele comenta ainda sobre como é realizada a medição no estoque para se definir quando está em alta ou abaixo do ideal. “A quantidade de sangue em estoque não sem mede em números, mas sim em dias. Hoje, temos sangue para 10 dias de consumo, seria melhor 15 dias, pelo menos”, diz o médico, que completa: “ Coletamos cerca de 40 bolsas por dia, quando o ideal seria 60”.

Como doar
 “Basta ir ao Hemonúcleo de Araraquara portando um documento de identidade com foto. Lá será feita uma ficha e posteriormente passa-se por uma avaliação de temperatura, pressão e anemia. Após isso, há uma avaliação clínica onde serão avaliados os medicamentos usados pelo doador, além de eventuais riscos para o doador e para o receptor do sangue. Se tudo estiver ok, a pessoa é liberada para a coleta de sangue. O procedimento todo dura em média 50 minutos”, comunica o Dr. Reinaldo Bonfá.

Em que situação o sangue será usado
“Nós temos sempre uma demanda muito grande de sangue. Como não existe sangue artificial, todo o sangue usado precisa ser doado, então é importante que as pessoas colaborem, que venham doar sangue para que a gente consiga abastecer todos esses tratamentos. Pacientes que estão com câncer, pacientes que sofreram acidentes, então qualquer um a qualquer momento pode necessitar de sangue”, completa.

“Uma bolsa de concentrado de hemácias dura na geladeira em torno de 30 dias. Se não for usada nesse período, tem que ser desprezada”. Mas faz a ressalva. “Embora isso raramente aconteça em virtude da demanda”, conclui o Dr. Reinaldo.

Vale lembrar que além dos hospitais de Araraquara, o Hemonúcleo atende a hospitais de Américo Brasiliense, Ibaté, Porto Ferreira, Borborema, Ibitinga, Taquaritinga, Descalvado, Tabatinga, Itápolis, Nova Europa e Araraquara.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos