Selecione a página

Dia do Brincar reúne cerca de 15 mil pessoas no Parque Infantil

Local foi transformado em um verdadeiro parque de diversões, com atividades lúdicas, que marcaram a infância de muita gente

Dia do Brincar reúne cerca de 15 mil pessoas no Parque Infantil

“Hoje é dia de brincar”, anunciavam os palhaços doutores a quem passava pelo Parque Infantil, na manhã desse domingo (26). Há 11 anos, é assim: com muita pipoca, algodão doce e brincadeiras, que Araraquara celebra o Dia Municipal do Brincar, instituído, no Calendário Oficial de Eventos do Município, por lei de iniciativa do vereador José Carlos Porsani (PSDB).

“Todo último domingo de maio realizamos esta festa no Parque Infantil. O interessante é que, no primeiro ano, usávamos apenas a frente do parque e hoje o espaço já está pequeno para o evento. Ver o envolvimento de tanta gente me motiva muito”, disse o parlamentar. Segundo os organizadores, cerca de 100 colaboradores participaram da comemoração, que reuniu aproximadamente 15 mil pessoas.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, o evento busca proporcionar o resgate das brincadeiras tradicionais. “Brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social do ser humano”, ressaltou. Pensamento compartilhado por Lucy Alves Correia, uma das idealizadoras da iniciativa. “Brincar é tudo na vida. Brincar é saúde, é viver, é crescer com dignidade. Eu digo que esse projeto é para pessoas de zero a 99 anos”, frisou.

Com 77 anos, Neide Batista concorda: “Brincar faz a gente mais feliz, independentemente da idade.” Já os mais novos tiveram a oportunidade de deixar os eletrônicos de lado para viver outras experiências, como a Sara Costa, de 9 anos, que, pela primeira vez, andou de carrinho de rolimã. A Isabela Firmiano de Freitas, de 10 anos, preferiu jogar peteca. “Depois eu vou comer algodão doce e brincar no pula-pula”, elencou.

Foi uma manhã mágica, que transformou o Parque Infantil em um verdadeiro parque de diversões, com atividades lúdicas, que marcaram a infância de muita gente, com estações destinadas a jogos de tabuleiro, bambolê, amarelinha e cantigas de roda. “Este projeto é muito importante por estimular brincadeiras lúdicas que se perderam no tempo. Hoje, a criança e o adolescente gostam muito de jogos eletrônicos e acabam deixando brincadeiras que são fundamentais para o fomento da imaginação”, destacou o prefeito Edinho Silva (PT).

O Dia Municipal do Brincar é realizado pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal e de outros parceiros como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Rotary Club, Unip, Uniara, grupos de escoteiros e Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA).

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade