Select Page

Desfile do aniversário de 201 anos de Araraquara terá início mais cedo

Desfile do aniversário de 201 anos de Araraquara terá início mais cedo

O desfile cívico em homenagem aos 201 anos de Araraquara acontece no dia do aniversário da cidade: 22 de agosto. Este ano, o tema escolhido foi “Nossa Morada do Sol: Da Abolição aos 20 de novembro” e uma das novidades diz respeito ao horário: o início do desfile será mais cedo, com abertura às 8 horas da manhã.

Aproximadamente 3 mil pessoas participam da atividade que acontece na Avenida Bento de Abreu, na Fonte Luminosa. Além das crianças – maioria do desfile – a grade de participantes conta com escolas municipais, estaduais, instituições, clubes de serviços, secretarias municipais, programas e projetos sociais do município, entre outras instituições que irão prestar suas homenagens à cidade. O percurso será entre os balões da CTA e o do Soldado.

O tema “Nossa Morada do Sol: Da Abolição aos 20 de novembro” tem por objetivo mobilizar a discussão acerca dos 130 anos do fim do regime de escravidão no Brasil contextualizada na perspectiva local. A Secretaria Municipal da Educação, acreditando que a construção de uma sociedade justa e sem racismo depende da superação de relações sociais desiguais, coloca o tema em pauta.

Na comemoração dos 201 anos de Araraquara, o desfile pretende dar visibilidade à população negra araraquarense e ao seu legado na economia, na política, no esporte, na educação, nas artes e na cultura, colaborando para a construção de outras versões da história, conferindo respeito e dignidade às memórias daqueles e daquelas que contribuíram e contribuem na edificação da nossa Morada.

Desfile – Os participantes devem chegar à concentração às 7h15. Serão dois pontos: a Arena da Fonte, para as escolas e entidades com crianças; e o estacionamento interno da CTA, para os demais participantes.

O desfile tem início reunindo as escolas municipais de Ensino Fundamental e Educação Integral, com quase mil participantes. Os destaques são: a Locomotiva da Alegria (da EMEF Rafael de Medina), a Carreta Avassaladora (da EMEF do Campo Eugênio Trovatti), o carro antigo (EMEF/EI do CAIC Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro).

Na sequência, se apresentam: as escolas estaduais, programas e clubes, e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a equipe de Ginástica Olímpica.

Também: Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Guarda Civil estão confirmados, assim como as Secretarias Municipais de Saúde, e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Diversas bandas irão homenagear a cidade: Escola Municipal de Dança, AABB Comunidade, Escola Imaculado Coração de Maria e Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo, além das escolas estaduais: Profª Antonia Eugênia Martins, Pedro José Neto, Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior, Narciso da Silva Cesar, Prof. Urias Braga Costa, Prof. Oacyr Antonio Ellero e também o Programa Escola Família.

Veículos oficiais, que sempre chamam atenção da criançada, também estão garantidos com: o jipe do Tiro de Guerra, as viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária, além das motos e carreta do Centro de Treinamento de Motocross – Buenocross e das ambulâncias do SAMU.

Destaque também para os carros da Engefort Sistema Avançado de Segurança e, claro – como não poderia faltar – os carros antigos e charmosos do Clube de Carros Antigos de Araraquara Os Intocáveis.

O Clube do Pedal, com 50 ciclistas, e o Clube dos Cavaleiros de Araraquara, com 20 cavaleiros, fecham a programação.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos