Selecione a página

Curso de Fisioterapia da Uniara discute câncer de mama com grupo de mulheres

Atividade foi realizada na última quarta, dia 9, na residência de uma das participantes do encontro

Curso de Fisioterapia da Uniara discute câncer de mama com grupo de mulheres

Na última quarta-feira, dia 9 de outubro, o curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, mediante parceria com a Equipe II de Saúde da Família do Jardim Santa Lúcia/ Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma reunião com um grupo de mulheres que discutiu temas ligados à Saúde da Mulher, na residência de uma das participantes. A atividade, que fez parte do Estágio em Atenção Básica e Saúde da Mulher, contou com alunas do quarto ano da graduação, supervisionadas pela professora Jussara de Oliveira.

“Seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS – principalmente o da integralidade da assistência -, essa unidade mantém atividades sociais e de saúde com um grupo de mulheres residentes naquela região, com reuniões quinzenais para se discutir diferentes temas em saúde e outros propostos, conforme suas necessidades pessoais”, contextualiza a docente.

Ela conta que, “por estarmos no Outubro Rosa, nessa reunião, foram abordadas as questões referentes ao câncer de mama e sua prevenção”. “Além disso, foram oferecidos orientações e esclarecimentos sobre a ocorrência da osteoporose na mulher, abrangendo desde os modos de preveni-la até os tratamentos existentes, além da importância da atividade física bem direcionada a esse propósito”, relata Jussara, que promoveu as atividades juntamente com as alunas Carla Regina Silveira Leite Alves, Érika Evelyn da Silva, Isabella Duarte de Souza Zambelli, Kesly Allana Bianchi e Letícia Vitória da Silva.

A conversa entre o grupo fluiu de forma natural e enriquecedora, com troca de saberes e discussões esclarecedoras sobre os assuntos tratados, de acordo com a professora. “O encontro mostrou-se extremamente benéfico, uma vez que propiciou à universidade a oportunidade de estender seus serviços à comunidade, com participação efetiva das usuárias do SUS e, ainda, propiciou a vivência, pelas estudantes do curso, da aplicação prática de seus conhecimentos, com responsabilidade e empatia”, destaca.

No entanto, o mais gratificante, em sua opinião, “foi a atenção que o grupo nos deu em relação ao interesse nos temas discutidos, com muita participação de todas as mulheres sobre as dúvidas existentes e da real importância dos cuidados com a saúde”. “O encontro foi encerrado com um café da manhã feito para nós, com todo o carinho, traduzindo, com isso, a extrema relevância de realizarmos eventos de forma, humanizada e enriquecedora para todos”, diz.

Jussara menciona que a ideia do encontro surgiu da própria Equipe de Saúde, “composta pela médica da família, Darlene Cristina A. Morandim, pela enfermeira do Programa, Iramildes Souza Silva, e pelas agentes comunitárias de saúde do local, muito ativas e participativas, Vera Cagnin e Viviane Cardoso Marques”.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano, ressalta que “essa atividade ilustra muito bem a ação multidisciplinar em atenção básica: alunos e docentes da graduação, assistentes sociais, médicos e enfermeiros atuando em conjunto para proporcionar a integração da população com a unidade de saúde”.

Informações sobre o curso da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade