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Corte do Pibid gera manifestos

Dr. Lapena abraça a causa de alunos e professores na continuidade do programa

José A C Silva
Alunos e professores do curso de licenciatura em química Unesp – Araraquara, estão temerosos com o impacto que o corte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) cause consequências negativas. São unâmes em afirmar que se, caso o financiamento for reduzido, vai prejudicar a formação dos futuros professores.
“Brasil pode sofrer um apagão de professores”, disse Lapena
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou que ratifica a continuidade do Pibid, mas o programa está em análise para atender a mais escolas de educação básica.
Os alunos beneficiados pelo programa recebem auxílio de R$ 400,00 e têm a oportunidade de vivenciar experiências nas salas de aula. Professores que supervisionam no mínimo cinco e no máximo dez bolsistas recebem R$ 765 e a coordenação recebe R$ 1.400,00.
O vereador Dr. Lapena (PP) disse ontem que pedirá ao MEC manutenção do Pibid em Araraquara. O anúncio do corte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) fará com que várias escolas públicas sejam descredenciadas da parceria com as instituições de ensino superior, provocando descontinuidade e prejuízos para o trabalho em andamento, descumprindo o Plano Nacional de Educação (PNE). Ciente desse problema, Lapena (PP) está pedindo a continuidade em sua integralidade do programa buscando avançar com as políticas da educação.
“Esse trabalho é fundamental para contribuir com a construção de escolas melhores e, consequentemente de uma sociedade de fato democrática”, diz o parlamentar, que enviou requerimento ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao presidente da CAPES, Doutor Carlos Nobre e ao Deputado Federal, Guilherme Mussi.
Segundo o vereador, a medida assusta porque em 2007, o Ministério da Educação (MEC) fez um estudo em que o Brasil poderia sofrer um “apagão de professores” caso medidas importantes não fossem tomadas, sobretudo nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Dois anos depois, o PIBID foi criado como iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

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