Selecione a página

Com queda no número de notificações, dengário da Rua 5 vai fechar

Atendimento continuará sendo feito todos os dias, das 7h às 20h, no polo do Cear, além das 3 UPAs e unidades básicas

Com queda no número de notificações, dengário da Rua 5 vai fechar

O Polo de Atendimento de Pacientes com Suspeitas de Dengue, conhecido popularmente como “dengário”, que funciona no centro da cidade, na Rua Voluntários da Pátria, a Rua 5, segue com atendimento até esta sexta-feira, dia 24 de maio, às 20h.

Após essa data, o atendimento continuará sendo realizado diariamente, incluindo sábados e domingos, das 7h às 20h, no polo instalado na sede da Vigilância Epidemiológica, no Cear, além das três UPAs e unidades básicas de saúde.

De acordo com a secretária municipal interina de Saúde, Joice Nogueira, a redução das notificações de casos de dengue registrada nas últimas semanas determinou o encerramento das atividades dessa unidade no Centro, após três meses de funcionamento.

Os números da Vigilância Epidemiológica divulgados nessa segunda-feira (20) apontam que Araraquara tem 10.394 casos confirmados de dengue. Nesta última semana, 1.130 foram descartados e 360 estão aguardando conclusão. Ainda segundo a Vigilância, como as notificações têm caído, a equipe está mais centrada na digitação dos casos que estão no sistema. Inclusive, foram encontradas duplicidades, ou seja, a mesma pessoa passou em vários serviços da Saúde.

“Felizmente, tivemos uma redução importante no número de notificações de casos de dengue, o que nos fez decidir pelo fechamento do Polo de Atendimento na região Central. Isso também mostra a tendência de desaceleração de transmissão da doença no município”, declara Joice, atribuindo essa tendência às ações de combate à dengue que vêm sendo intensificadas desde o ano passado e também em virtude do clima.

A queda no número de notificações é notada a cada dia nas unidades de atendimento. Nos primeiros 9 dias deste mês de maio, por exemplo, segundo dados da Secretaria da Saúde, as notificações no polo de atendimento da Rua 5 caíram de 18, registradas no feriado do dia 1º, para 4 notificações de dengue no dia 9. No dia 6, uma segunda-feira, quando os polos de atendimento têm mais movimento, não houve notificação de dengue. No Cear, a redução também é registrada.

Combate à dengue

O segundo “dengário” foi aberto na Rua 5, no dia 25 de fevereiro. Antes, no dia 2 de fevereiro, a Secretaria da Saúde já havia aberto o primeiro, no Cear, para desafogar os atendimentos nas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que aumentaram muito diante da epidemia de dengue, principalmente as UPAs do Centro e da Vila Xavier.

Ao mesmo tempo, quatro Unidades Básicas de Saúde, nos bairros do Selmi Dei I, Jardim América, Paulistano e Iguatemi começaram a atender casos suspeitos de dengue em horário estendido, mas elas também já voltaram ao horário normal, à medida que a procura por atendimento foi se regularizando.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade