Selecione a página

Casa de Emaús passará por revitalização

Barracão está sem parte do telhado, porém atividades religiosas seguem normalmente

Casa de Emaús passará por revitalização

Ariane Padovani

 

Circularam pelas redes sociais, essa semana, algumas fotos mostrando que um dos prédios da Casa de Emaús está bastante deteriorado. Parte do telhado do barracão caiu, os bancos que ficavam sob ele foram retirados e quase nem dá mais para ler o nome da instituição nas paredes. A impressão é de que a Casa está abandonada.

A reportagem do O Imparcial foi até o local para verificar a real situação e conversou com o Padre Nelson Ramos, da Igreja Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o Padre, o prédio onde eram realizadas palestras, missas de encerramento dos cursos e outras reuniões, está em ruínas, mas a Mitra Diocesana de São Carlos pretende reformar o espaço o mais rápido possível.

“A Casa era do Movimento TLC (Treinamento de Liderança Cristã), mas como eles não tinham mais condições de mantê-la e fazer uma reforma foi decidido em assembleia passá-la para a Diocese”, contou o Pároco.

Ainda segundo ele, a Diocese tem a intenção de ampliar esse prédio e fazer um grande salão para que os padres possam se reunir, já que Araraquara é o centro da Diocese por conta de sua localização. “Nós somos um grupo grande de padres, quase 200, então quando a gente faz alguma assembleia com os leigos das paróquias, não temos um lugar para a gente dormir, rezar na capela e se encontrar. Da última vez nos encontramos no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), porque é um espaço maior”, relatou o religioso.

 

Projeto aprovado

O projeto para a ampliação e reforma de toda a Casa de Emaús já foi aprovado. O sacerdote contou que agora será feito uma reunião com as paróquias para decidirem se organizarão uma rifa ou algum outro evento com a finalidade de reformar a Casa.

 

Local especial

“Além de ser um patrimônio da igreja e um local para fazermos os encontros das paróquias, a Casa de Emaús tem um lado sentimental muito grande para nós. Muitas pessoas passaram por lá, essas pessoas mais velhas que estão hoje dentro da igreja se formaram lá. Muitos casais, muitos ministros se evangelizaram lá. Fortaleceram a sua fé para depois se engajar na sua comunidade. As paróquias mandavam os seus fiéis para fazerem os cursos para depois ter as lideranças nas igrejas, pessoas mais engajadas no trabalho da evangelização, no trabalho pastoral e também os serviços da igreja. Então, todo mundo tem um carinho muito grande pela Casa”, discursou o pároco.

Apesar do estado desse prédio, a Casa de Emaús continua realizando retiros e encontros normalmente, já que o edifício onde estão os dormitórios, a capela, os refeitórios e a cozinha está em bom estado. A previsão é que a ampliação e reforma comecem até no segundo semestre de 2020.

 

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade