Select Page

Carro do Batman é atração de Araraquara



Posto temático atrai milhares de apaixonados por super heróis e, principalmente, pelo Batman

Carro do Batman é atração de Araraquara

José Augusto Chrispim

O Posto Bambina Araraquara, localizado no quilômetro 267 da Rodovia Washington Luís (SP-310), sentido interior/capital, é hoje um cartão postal de Araraquara. Todos os dias, pessoas vindas de todas as partes do país visitam o posto temático, atraídos pelos atrativos que contam com um helicóptero, um enorme avião Búfalo que foi da Força Aérea Brasileira, e o carro do Batman, que é a maior atração do estabelecimento mantido pela família Pachiarotti há 53 anos.

Para o empresário Vicente Pacchiarotti, de 54 anos, a ideia do posto temático vem da necessidade de criar atrativos para as famílias que viajam muitos quilômetros a fim de algo para se distrair e se renovarem antes de seguirem viagem. Vicente relatou à reportagem do O Imparcial que a escolha pelo carro do Batman foi feita através de uma pesquisa entre os amigos.

“Entre os personagens mais lembrados pelos viajantes se destacou o nome do homem morcego. As pessoas se reconhecem nos traços da personalidade do Batman, pois ele é um super-herói, mas ao mesmo tempo, é um ser humano comum que usa recursos próprios em sua odisseia contra o crime. Dentre os traços marcantes dele estão a ambiguidade, a solidão e a obsessão, coisas que também temos, mas as vezes temos vergonha de demonstrar, por isso, essa identificação tão estreita com esse personagem”, argumentou Vicente.

Começo do sonho

A história do carro do Batman teve início quando Vicente estava na cidade de Poá, na grande São Paulo, e viu uma réplica de um carro do homem morcego dos anos 60 andando pela rua. “De imediato, liguei para meu irmão Fernando e disse: ‘Achei o nosso herói’. Eu perguntei ao proprietário se ele nos venderia o carro, mas ele disse que não podia, pois o utilizava para promover eventos, entre outras coisas. Em seguida, fui atrás do construtor do veículo, foi aí que encontrei Mauro Navarro e sua família. O grande artista é um ex-metalúrgico especialista em fibra de vidro, que construiu o carro para nós através de uma réplica do modelo de 30 centímetros do filme ‘Batman – O Retorno’ que fez muito sucesso entre o final dos anos 80 e anos 90. Conversando com os nossos amigos, acrescentamos também um segundo eixo na traseira do carro morcego em homenagem aos nossos amigos caminhoneiros. A réplica montada em cima de um veículo GM/Omega, ano 2000, com motor de 6 cilindros, demorou dois anos para ficar pronta e contou com a ajuda de outros artistas. O casal Elias Camargo e Roseane, vizinhos do construtor em Poá, realizaram o acabamento. Já em Araraquara, o engenheiro elétrico Adriano Galhardo, que comandou a parte operacional, e todos os funcionários do posto, além de meus familiares contribuíram de forma essencial para que o projeto chegasse o mais próximo do original”, contou Vicente.

Acesso total

Desde janeiro de 2014, o Posto Bambina conta com a réplica do carro do Batman, além de outros veículos e minicarros que fazem a alegria de crianças e adultos de todas as idades. Atendendo ao pedido das crianças, em 2015, Vicente adquiriu um helicóptero com a ajuda de seu grande amigo José Roque Cantone, morador de Londrina (PR), que foi restaurado com detalhes ‘amorcegados’ em fibra de vidro pelo artista araraquarense Sandro, da Rua dos Eletricitários – que hoje teve o talento descoberto e mora na Alemanha -, que se juntou às outras atrações e, em 2016, comprou um avião cargueiro Búfalo C-115 que serviu à Força Aérea Brasileira por 50 anos, através de um leilão em Diadema. “A montagem do grande cargueiro ficou a cargo do nosso grande amigo Daércio Luiz Barbato da cidade de Ibaté, juntamente com meu primo Paschoal Nigro Neto, da Nigrofer de Araraquara – tudo acompanhado por nosso grande amigo ‘Batman de Araraquara’, Ronaldo que tem muito conhecimento em aviação. Para dar visibilidade ao avião nós achamos importante construir uma plataforma em cima do posto, através de um financiamento do BNDES, ao qual sou muito grato, feita pela empresa Equimetal de Jaú, nossos grandes amigos também”, lembrou.

Vicente ressalta que todas as atrações têm acesso total aos clientes de forma gratuita e sem necessidade de qualquer tipo de permissão prévia, desde que, crianças e adolescentes sejam acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

 

O homem atrás da máscara

Uma amizade antiga entre Vicente e um técnico em telecomunicações deu vida ao personagem que dirige o carro e se apresenta fantasiado como o herói dos filmes e histórias em quadrinhos, fazendo a alegria dos visitantes do posto.

Ronaldo Hercílio Mattos, de 52 anos, contou à reportagem que a inspiração vem desde criança. “Quando menino eu assistia aos filmes em preto e branco que mostravam o Batmóvel e já sonhava em dirigi-lo um dia. Mas sempre gostei de me fantasiar, entre 1984 e 1988 eu trabalhei em uma loja de artigos infantis e formava a dupla Zé Colmeia e Catatau em festas que a empresa promovia. Eu andava também com roupa de palhaço em um Fusca que eu tinha participando de eventos pela cidade. Mas a história do Batman começou em 2014, quando um pessoal iria fazer uma reportagem no posto e o meu amigo Vicente me convidou para participar usando a roupa do personagem. A coisa deu tão certo que mantemos a parceria até hoje. Além de me apresentar voluntariamente no posto sempre que posso, aos finais de semana, participo de eventos também usando a fantasia. É muito prazeroso o contato com as crianças. É uma coisa que faço porque gosto e que me dá muito prazer. Já temos reconhecimento em toda a região e até em outros estados. Tem gente que vem de longe para conhecer o carro do Batman e quando me vê quer tirar fotos para mostrar para os amigos e guardar de lembrança. Eu incentivei o Vicente a comprar o Búfalo também, pois seria um diferencial a mais para a área temática do posto. Acompanhei desde a compra até a montagem do avião na plataforma do posto. Subi no guindaste junto com o cargueiro de 10 toneladas para me certificar que ia dar tudo certo. Hoje pela manhã estarei participando do desfile cívico do aniversário da cidade com a minha Batmoto”, resumiu Ronaldo que é apaixonado e muito entendido em aviação, inclusive com aulas de pilotagem.

Símbolo da cidade

O Batmóvel, que já se tornou um dos símbolos turísticos da cidade, participou recentemente de um encontro de carros antigos promovido pelo Grupo Os intocáveis, com a orientação de Carlos Kavakami e com o apoio da prefeitura municipal. Em meio a veículos de várias épocas que se enfileiravam nas dependências do Cear, o Batmóvel se destacava e chamava a atenção de quem passava pelo local. “A população gostou muito da nossa participação no encontro de carros antigos. A gente não parou de tirar fotos o dia inteiro. Somos muito gratos à Araraquara e a toda ajuda que a prefeitura nos dá sempre que é preciso. O Batmóvel está sempre à disposição da população no pátio do Posto Bambina que fica às margens da Rodovia Washington Luís, representando nossa querida Araraquara e pensando na satisfação de todos os nossos amigos”, concluiu Vicente.

Fotos: Arquivo Pessoal/ O Imparcial

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos