Selecione a página

Câmara Municipal firma parceria com Arquivo do Estado

Araraquara foi a terceira sede de Região Administrativa a receber a visita dos técnicos do Estado

A Câmara Municipal de Araraquara e o Arquivo Público do Estado firmaram parceria com o objetivo de trocar experiências e implantar um método de normatização e gestão de todos os arquivos e protocolos dos órgãos e entidades da administração municipal de forma articulada de acordo com normas e procedimento técnicos comuns.

Ontem, dia 23, Manuella Soares Ramalho, do Centro de Assistência aos Municípios (CAM), ligado ao Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (Saesp); e, Rodrigo Fagundes Sardinha Benettão, oficial administrativo do Arquivo do Estado, estiveram em Araraquara para conhecer o arquivo da Câmara Municipal.

Manuella explica que a ideia é buscar uma aproximação com os municípios, através das 15 cidades sedes de Regiões Administrativas do Estado para auxiliar na implantação de um método de Gestão Documental que garanta agilidade no acesso às informações e aos documentos públicos, preservação dos documentos do patrimônio documental, eliminação criteriosa de documentos desprovidos de valor, agilidade na tomada de decisões e transparência das ações administrativas.

Benettão lembra que a gestão adequada dos arquivos públicos consta na Constituição Federal e que é dever do Poder Público zelar pela gestão e proteção dos documentos públicos. Para ele, esta troca de experiências é importante para a elaboração de um projeto de modelo que ajude a preservar melhor os documentos públicos. Araraquara foi a terceira sede de Região Administrativa a receber a visita dos técnicos do Estado.

Encontro

Manuella e Benettão também iniciaram os entendimentos para Araraquara sediar o X Encontro Paulista de Gestão Documental Pública, marcado para ocorrer no próximo dia 8 de novembro. O objetivo é oferecer fundamentos legais e técnicos para a criação de Arquivos Públicos Municipais e a implantação de políticas de gestão documental.

De acordo com eles, a situação do arquivo da Câmara Municipal de Araraquara é muito boa. “O arquivo está bem organizado e Araraquara será uma grande parceira neste projeto”, afirma Manuella.

De acordo com Maísa Ferreira dos Santos, responsável pelo arquivo do Legislativo araraquarense, “procuramos trabalhar em sintonia com as normas técnicas”. Para ela, “essa parceria vai ser muito importante e, com certeza, vai facilitar muito nosso trabalho”.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade