Selecione a página

Ato público marca Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Diversas ações serão realizadas durante a semana em pontos da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/Aids, realizou, nessa segunda-feira (1º), ato público em frente ao Paço Municipal para comemorar o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Diversas atividades serão desenvolvidas durante a semana em parceria com a Ong RNP+Sol, Gaspa e Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa).
Durante a solenidade também foi lançada a Campanha Fique Sabendo. Na ocasião, foram distribuídos preservativos e realizados testes rápidos para HIV e Sífilis, além de aconselhamento à população. O objetivo do evento foi orientar e alertar a população sobre a prevenção contra o HIV e doenças sexualmente transmissíveis. O evento contou com a participação dos vereadores Aluisio Braz (Boi) e William Affonso, além de outras autoridades municipais.
O prefeito Marcelo Barbieri alertou para o aumento de casos entre a população mais jovem. “Nossa equipe intensificará os trabalhos durante essa semana para alertar a população e orientar sobre as formas de prevenção”, destacou o prefeito.
Representando o secretário de Saúde Hilton Toloi, o coordenador da Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, pediu o apoio da população para as atividades. “Estamos atentos às questões de saúde. Organizamos diversas atividades durante os próximos dias e contamos com a colaboração da população”, falou Feiz.
O vereador Aluisio Braz (Boi) destacou a importância do evento. “Estamos prestigiando um trabalho que é respeitável e indispensável”, comentou o vereador.
“As ações precisam ser feitas constantemente, não podemos nos descuidar”, falou o presidente da Ong RNP+Sol Alberto Carlos Andreoni de Souza.
Ao final do evento, os participantes soltaram balões nas cores vermelhas e brancas. Uma oração também foi realizada para recordar as vítimas de DST/Aids.
Campanha Fique Sabendo
Ao longo da semana, serão realizadas ações de orientação e prevenção em locais com grande circulação de pessoas. Também será possível realizar o teste rápido. Hoje (2), a equipe estará concentrada na Praça do Carmo, das 8h às 12h. No dia 5 de dezembro, das 9h às 17h, será a vez do Parque Infantil receber a equipe, e, por fim, dia 6 de dezembro, das 9h às 13h, as orientações serão passadas à população na Praça Santa Cruz.
A unidade de Saúde da Família do Hortênsias também organizou uma programação especial para a Campanha Fique Sabendo. Até 5 de dezembro, diversas atividades de orientação e prevenção serão realizadas no bairro.
Entre os dias 8 de dezembro e 12 de dezembro, a mesma ação será realizada no CR masculino e centros terapêuticos masculinos nos arredores de Araraquara.
Mensalmente são realizados, em média, 300 testes rápidos pela equipe do programa DST/Aids. Quando um paciente é diagnosticado positivamente, imediatamente ele é encaminhado para o Serviço de Atenção Especial (SAE) do Sesa, órgão estadual responsável pela distribuição de medicamentos e acompanhamento médico de portadores de HIV.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade