Selecione a página

Assessor do Banco Mundial faz alerta sobre extração exagerada de água dos aquíferos

Ricardo César Aoki Hirata falou que a extração mal planejada de água pode causar desequilíbrio ao meio ambiente

Dr. Ricardo César Aoki Hirata durante palestra sobre problemas climáticosRicardo César Aoki Hirata, membro assessor do Banco Mundial na área de Águas Subterrâneas, consultor da Unesco e da International Atomic Energy Agency (IAEA), fez um alerta a respeito da extração exagerada de água dos aquíferos em palestra sobre o clima ontem no Centro Universitário de Araraquara- Uniara.

Na palestra, denominada “Câmbios climáticos e os recursos hídricos subterrâneos: avaliando problemas e buscando soluções”, Hirata, que também é mestre em Geociência pela USP e pós-doutor pela universidade de Walterloo (Canadá), fez uma explanação sobre os recursos hídricos no Brasil e no mundo. Ele ressaltou que o fenômeno da super explotação, que consiste na extração de água dos aquíferos em níveis superiores à sua capacidade, traz desequilíbrio ao meio ambiente e, a longo prazo, pode afetar a sustentabilidade do planeta.

O salão nobre da instituição, localizado na unidade I, ficou lotado de alunos, professores e coordenadores do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Uniara, além de representantes da sociedade civil.

A palestra fez parte do ciclo de seminários de integração, que ocorre durante o ano com o objetivo de discutir a metodologia de pesquisa em uma perspectiva interdisciplinar com pesquisadores externos à instituição.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade