Select Page

Assentados da região de Araraquara lançam roteiro turístico

Assentados da região de Araraquara  lançam roteiro turístico

No domingo (22), o Grupo de Turismo Rural do Assentamento Monte Alegre lança o Circuito dos Sabores, um roteiro turístico dos pontos de venda de alimentos produzidos artesanalmente pelos agricultores assentados nas zonas rurais de Araraquara e Motuca.

O lançamento será realizado por meio de uma feira, com entrada gratuita, que apresentará esses produtos, das 9h às 14h, na já famosa Padoka, como é conhecida a padaria da Associação de Mulheres Assentadas (AMA) do Assentamento Monte Alegre 6. A cada hora, um ônibus sairá da praça do Distrito de Bueno de Andrada com destino ao local da feira.

O principal público-alvo da iniciativa são ciclistas que frequentam a área e representam uma demanda por produtos artesanais com características típicas do local. Segundo a AMA, cerca de 150 ciclistas passam pela Padoka durante os finais de semana.

O Circuito dos Sabores pretende estimular o potencial dos assentamentos para o turismo, gerando mais uma alternativa de desenvolvimento. Além dos produtos artesanais, a área rural também oferece atrações como cachoeiras, riachos, matas conservadas e passeios de carroça.

A população assentada que participa das atividades de turismo rural foi capacitada nos últimos 7 anos, com apoio da Fundação Itesp. Nesse período, moradores de cerca de 100 propriedades assistiram ao Curso de Promoção e Comercialização de Produtos Turísticos Rurais. Após a formação, os agricultores passaram a agregar valor a seus produtos, como queijos, polpas de frutas, pães, licores e cachaça.

Essas capacitações foram oferecidas por meio de parcerias entre o Sindicato Rural de Araraquara, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a turismóloga Angela Barbieri Nigro, com colaboração do Sebrae e das prefeituras de Araraquara e Motuca, além do Itesp.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Arquivos