Select Page

Araraquara sedia seminário que debate papel do Estado e Pacto Federativo



Araraquara sedia nesta sexta-feira (23), no Centro Internacional de Convenção, um seminário que irá debater o papel do Estado, o atual momento da democracia no Brasil e a necessidade de um novo Pacto Federativo (que define as competências da União, dos Estados e dos Municípios). O seminário “Reforma do Estado, Federalismo e Democracia” é uma […]

Araraquara sedia nesta sexta-feira (23), no Centro Internacional de Convenção, um seminário que irá debater o papel do Estado, o atual momento da democracia no Brasil e a necessidade de um novo Pacto Federativo (que define as competências da União, dos Estados e dos Municípios).

O seminário “Reforma do Estado, Federalismo e Democracia” é uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, a Prefeitura Municipal e a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

O evento é gratuito, com inscrições no sitehttps://srefd.fclar.unesp.br. Voltado para a sociedade de forma geral, o seminário deve reunir professores, sociólogos, jornalistas, prefeitos, vereadores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e demais interessados.

O seminário terá presenças do prefeito Edinho e de lideranças acadêmicas e políticas: o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini; o professor Márcio Pochmann, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); o professor e economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, também da Unicamp; o senador Roberto Requião (MDB-PR); entre outras presenças importantes.

Com duração das 9h às 17h30, serão três mesas de debates: “Reforma do Estado, Federalismo e Democracia”, “Indicadores e Políticas Públicas” e “Municípios no Pacto Federativo Brasileiro”.

Concluindo o evento, uma carta com o resumo dos debates será elaborada e apresentada à sociedade. Ao final, ocorre uma roda cultural formatada pelas Atléticas das universidades, além de um Food Truck Park.

Toda a atividade é correalizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e pela Morada do Sol Participações, com apoio da Uniara (Universidade de Araraquara) e da Carta Capital.

Debate fundamental

Para o professor aposentado da Unesp Araraquara e presidente do Conselho Superior da FESPSP, Angelo Del Vecchio, o seminário é voltado para a sociedade de forma geral e coloca um debate fundamental sobre o Estado. “O evento é aberto à sociedade, que pode contribuir, fazer perguntas”, lembra.

Del Vecchio ressalta um dos principais pontos a serem abordados: o papel do Município dentro das políticas públicas a partir da Constituição de 1988. “Os municípios têm uma série de atribuições e não estão tendo condições de cumprir essas obrigações. Os prefeitos vão a Brasília buscar emendas parlamentares para conseguir esses recursos”, destaca.

O diretor-presidente da Morada do Sol, Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho, destaca que “vamos fazer o debate do Estado e da estrutura federalista neste momento do País”. “Estamos trazendo as universidades para a cidade para um debate de mais fôlego, que colabora com a reflexão”, explica.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos