Selecione a página

Araraquara é o primeiro município com mais de 200 mil habitantes no ranking ambiental

Ações em defesa do meio ambiente conquistam certificado estadual de Município Verde Azul pelo sexto ano consecutivo

Araraquara conquistou nessa quinta-feira (11), em São Paulo, a primeira posição no ranking ambiental paulista entre municípios com mais de 200 mil habitantes, na solenidade de entrega do certificado de Município Verde Azul, realizada pelo Governo do Estado.
Esta classificação também garantiu ao município, pela sexta vez consecutiva, o certificado Verde Azul, que premia as cidades mais comprometidas com políticas ambientais. Desde 2009, Araraquara vem sendo reconhecida pelo Estado pela implementação de diversos programas no setor.
Na solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, Araraquara obteve o 7º lugar na classificação geral, com 95,18 pontos. A competição envolveu 610 municípios paulistas, dos quais apenas 118 foram contemplados com o certificado. Os municípios que obtiveram do 1º ao 6º lugar possuem população abaixo de 200 mil habitantes. O primeiro lugar ficou com Botucatu, com 98,02 pontos.
Segundo o vice-prefeito Coca Ferraz, que representou o prefeito Marcelo Barbieri no ato, a premiação “mostra a importância das políticas implementadas pelo governo municipal nos últimos seis anos para uma cidade do porte de Araraquara”.
Novos recursos
O secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Delle Piage, que também participou da solenidade na Capital, com outros representantes do governo, afirmou que a classificação entre as dez melhores cidades do Estado com o certificado de Município Verde Azul garante novos recursos financeiros. Este ano, Araraquara foi contemplada com uma pá-carregadeira, no valor de R$ 280 mil, pela conquista em 2013.
Delle Piage acrescentou que a nova certificação é decorrente da avaliação, pelo Estado, dos dez itens ambientais implementados por Araraquara no setor, tais como: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, “esta série de conquistas premia o trabalho sério e responsável desenvolvido no município, com técnicos competentes e políticas definidas e focadas na busca por mais sustentabilidade”.
Consequências
No início deste mês, o prefeito Marcelo entregou à população a pá-carregadeira avaliada em R$ 280 mil, obtida junto ao Estado graças ao certificado de Município Verde Azul conquistado em 2013.
Este veículo permitirá à Prefeitura recolher resíduos da construção civil e entulhos descartados irregularmente em vias e áreas públicas, o que tornará a cidade mais limpa.
O governo do Marcelo Barbieri também entregou o Ambulatório Veterinário (no Parque Pinheirinho, no início desta semana); lançou o sistema online de monitoramento de caçambas; entregou o Recanto das Aves (no Pinheirinho) e a Reserva Verde do Pinheirinho (após acordo com o Ministério dos Transportes pelas obras do contorno ferroviário), rearborizou o Bosque do Botânico; implantou o IPTU Verde, entregou a Estação de Tratamento do Lodo do Esgoto e recuperou diversos córregos, entre várias outras ações.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade