Selecione a página

Araraquara é finalista em prêmio nacional de Gestão do Cadastro Único

EspecificaçõesDe acordo com o gerente do Cadastro Único, Alex Cesário, na categoria Estratégias de Qualificação e Fortalecimento do Cadastro Único, a Prefeitura inscreveu a prática “Campanha de Divulgação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, que se refere à divulgação do Cadastro Único por meio de cartazes, folhetos e banners em postos de […]

Araraquara foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) como finalista em duas das três categorias do prêmio nacional “Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social Edição Especial: Gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”.
A inscrição para participação foi aberta aos 5.570 municípios brasileiros, entre julho e setembro, e cerca de 340 práticas de 300 municípios foram inscritas nas categorias Estratégias de Qualificação e Fortalecimento do Cadastro Único; Uso do Cadastro Único para Desenvolvimento de Políticas Públicas; e Cadastro Único e Diversidade Social.
Por meio da Gerência do Cadastro Único, vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Prefeitura se inscreveu nas categorias Estratégias de Qualificação e Fortalecimento do Cadastro Único; e Uso do Cadastro Único para Desenvolvimento de Políticas Públicas e, nas duas categorias, foi selecionada para a final.
“Ao ser selecionada para concorrer a final, Araraquara comprova seu comprometimento com a aplicação e desenvolvimento de ações sociais voltadas à população em vulnerabilidade social. A equipe da Assistência Social e, em especial do Cadastro Único, dedica-se muito ao trabalho que envolve o CadÚnico, pois é uma importante fonte de dados para o direcionamento de políticas públicas no nosso município” destaca o prefeito Marcelo Barbieri.

Especificações
De acordo com o gerente do Cadastro Único, Alex Cesário, na categoria Estratégias de Qualificação e Fortalecimento do Cadastro Único, a Prefeitura inscreveu a prática “Campanha de Divulgação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, que se refere à divulgação do Cadastro Único por meio de cartazes, folhetos e banners em postos de saúde, CRAS e outras repartições e locais, além de mutirões de cadastramento, palestras e outras atividades.
Junto com Araraquara estão classificadas para a final nesta categoria as cidades de Bela Cruz (Ceará) e Santarém (Pará).
Já na categoria Uso do Cadastro Único para Desenvolvimento de Políticas Públicas, a cidade foi inscrita com a prática “Criação e Vinculação de Benefícios Sociais do Município ao Cadastro Único”, e diz respeito à isenção e remissão do IPTU, isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e desconto na conta de água (Taxa de Resíduos Sólidos) para as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único.
Por esta categoria estão classificados, além de Araraquara, os municípios de Limeira (São Paulo) e Porto Seguro (Bahia).

As melhores
Ainda segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira, vale ressaltar que nas duas categorias inscritas Araraquara foi selecionada entre as melhores práticas do Brasil. Por isso, receberá certificados de reconhecimento durante participação na cerimônia final da premiação, que será realizada no dia 15 de dezembro em Brasília.
Antes da premiação, entre os dias 17 e 19 deste mês, a cidade receberá representantes do MDSA e da Comissão Julgadora para visitas técnicas que subsidiarão a decisão final.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade