Selecione a página

Araraquara é a que mais investe em saúde no Estado

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgado nesta segunda-feira (27), mostra que Araraquara liderada os investimentos em saúde entre os 131 maiores municípios do Estado.O município investe 35% do orçamento anual no setor, o que representa mais que o dobro dos 15% exigidos pela Constituição, conforme levantamento feito pelo jornal com base em dados do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Das 131 cidades pesquisadas, 29 já ultrapassaram 30% do orçamento com a saúde.Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, o alto investimento visa “ampliar a rede básica de saúde e melhorar o atendimento nas unidades de urgência e emergência”.Até o final do ano, a cidade vai contabilizar 15 novas unidades de saúde construídas da gestão do prefeito Marcelo Barbieri. O destaque é para a Maternidade Gota de Leite (que presta serviço de excelência e tem alto índice de aprovação), além das três novas UPAS (duas entregues e uma em andamento), duas Salas de Estabilização, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e oito novos postos de saúde. Outras 15 unidades também estão sendo reformadas ou ampliadas.Além da estrutura já existente e ampliada nos últimos cinco anos, agora em fevereiro Marcelo entregará as duas primeiras novas unidades básicas de saúde construídas na cidade.Com recursos federais, serão entregues as unidades do Jardim Brasília e Jardim Paraíso. O mesmo convênio contempla outros três postos de saúde, ora em fase de obras, nos bairros Vila Xavier, Adalberto Roxo e Altos de Pinheiros.“As novas unidades nos permitirão avançar na cobertura da atenção básica em Araraquara”, ressalta o prefeito.
Saúde bucalA Prefeitura também constrói o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Vila Xavier, no prédio do antigo pronto-socorro do bairro, que passa por melhorias para abrigar nove consultórios e dependências essenciais para o atendimento especializado em odontologia.O CEO contará com 18 dentistas para atuar nas áreas de cirurgia, endodontia, periodontia e atendimento aos pacientes especiais, além de diagnóstico bucal. O prédio reformado também abrigará um laboratório de próteses dentárias.Todos os pacientes atendidos pelo CEO são encaminhados pela rede básica, que nos últimos anos tem ampliado o programa de saúde bucal oferecido à população.Ainda será reformado o posto de saúde do Jardim Iguatemi e ampliadas as unidades do Yolanda Ópice, Hortênsias, Ieda, Maria Luiza e Parque das Laranjeiras.Além disso, outras sete unidades de saúde já foram reformadas e entregues à população pelo prefeito Marcelo, por meio do programa federal de Saúde Bucal.
Mais médicosMarcelo Barbieri também destaca o empenho da Prefeitura na contratação de médicos por meio de concurso público, além dos 23 profissionais do programa federal Mais Médicos, previstos para chegar em março à cidade, segundo o Ministério da Saúde.Para o secretário municipal de Saúde, Wilson Aravechia, o investimento maior na estrutura da rede municipal será fortalecido com os novos postos, o que refletirá numa melhor qualidade de atendimento também nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade