Selecione a página

Araraquara bate recordes no emprego

O levantamento do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, de 2011, aponta que Araraquara registrou um recorde histórico na geração de empregos em todo o Interior do Estado de São Paulo.

Conforme apontam os dados, o município apresentou um saldo positivo de 4.910 postos de trabalho. Foram computadas 48.195 contratações e 43.285 demissões no período, o melhor resultado do município na série histórica do Caged.

Os setores de serviços foram os que mais empregaram na cidade, com saldo positivo de 2.520 vagas, seguido pelo comércio, com 936.

Conforme mostra o órgão do Ministério do Trabalho, o saldo positivo de empregos apresentado por Araraquara ficou bem acima do segundo município no Estado, no caso Hortolândia (próximo a Campinas), que registrou saldo de 3.104 postos.

“Estes números reforçam o grande crescimento econômico vivido por Araraquara, que tem atraído novas empresas nos últimos três anos e, com isso, criado novos postos de trabalho”, afirma o prefeito Marcelo Barbieri.

Marcelo ressalta a localização geográfica de Araraquara – no Centro do Estado de São Paulo -, cuja “vocação logística também tem servido de atração para importantes empresas, como a Fortaleza e a Big Dutchman, entre outras”, reforça.

O prefeito ainda citou a instalação da Brado Logística, cuja sede é Curitiba, que em breve irá inaugurar o Intermodal Rodoferroviário de Araraquara. “Será uma das maiores empresas do Interior de São Paulo no transporte de contêineres para o Porto de Santos”, diz Marcelo.

O levantamento do Caged também mostra que o desempenho de Araraquara em 2011 foi 142% maior em relação a 2010, período em que registrou saldo positivo de 2.030 postos de trabalho.

Impulso

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo, diz não ter ficado surpreso com os números do Caged. “Isso se deu em virtude do trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor (órgão da própria Secretaria), criada há três anos pelo prefeito Marcelo.

“Este novo serviço tirou muitas empresas da informalidade, dando vida e visibilidade principalmente ao micro empreendedor, com a agilidade na emissão de alvarás ”, explica José Roberto.

O secretário acrescenta que o atual governo tem feito um grande esforço e cumprido bem sua função em Araraquara, “auxiliando e apoiando os empresários”.

“Além disso, o governo do prefeito Marcelo Barbieri lançou diversos cursos de qualificação de mão de obra, em parceria com o Senai e o Sebrae, além de Sesi e Senac e outras instituições da cidade, que melhoram, também, as condições de vida do trabalhador em Araraquara”, resume Cardozo.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade