Select Page

Advertisement

Água suja despejada pela Paraty incomoda moradores do Jardim Tamoio há anos



Empresa de ônibus diz que água que escorre para um buraco do lado de fora do muro é decorrente da limpeza do pátio

Água suja despejada pela Paraty incomoda moradores do Jardim Tamoio há anos

Publicidade

Advertisement

Da redação

Moradores do bairro Jardim Tamoio fizeram uma denúncia à redação do O Imparcial relatando que há cerca de 10 anos a garagem da Viação Paraty, que fica localizada no bairro às margens da rodovia Washington Luís (SP-310), elimina resíduos de lavagem de ônibus contento produtos químicos e oleosos por uma canaleta de concreto, que atravessa o muro e desemboca em um buraco na terra, podendo causar impacto ambiental. A reportagem foi conferir e realmente há água escura e com mau cheiro.

Problema antigo

O aposentado Lício Marine, de 78 anos, que mora próximo da empresa há cerca de 40 anos, relatou à reportagem que convive com essa água suja há 10 anos e, até hoje nada foi feito. Outro morador do bairro disse que usa a água para regar as árvores que existem em uma área de mata localizada nos fundos da empresa. Ele relatou que sempre que há reclamações contra a empresa, eles corrigem rapidamente.

Água acumulada

Vale ressaltar que oficinas mecânicas e lava jatos têm tomado pesadas multas, quando não constroem a caixa separadora de água e óleo para conseguirem retirar a certificação. Esse tipo de documentação é dado pela Gerência de Licenciamento Ambiental do DAAE. Como nessa segunda-feira (2) não houve expediente público, devido ao jogo do Brasil, não conseguimos falar com a prefeitura.
Para não contaminar o lençol freático é importante que onde haja graxa e óleo as empresas devem escoar para um compartimento fechado, sem contato com o chão e, consequentemente, todo esse resíduo colocado cuidadosamente em um tonel e retirado por empresa competente. É necessário, no entanto, que a empresa contratada para esta coleta seja licenciada pela CETESB e pela ANP, e que no ato da retirada do material emita o Certificado de Coleta de Óleo.
Em nosso país a legislação ambiental é aplicada com rigor e as sanções são pesadas. A fiscalização ambiental é bastante rigorosa.

A empresa possui caixa separadora de resíduos

Licença

Em nota, a Viação Paraty explica que a empresa possui licença de operação junto à CETESB e junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Possuímos caixa separadora em nossas instalações localizadas no Jardim Tamoio. A canaleta existente é para destinação de água fluvial e escoamento da água utilizada para limpeza do piso predial (com exceção do piso da área de limpeza). A área de limpeza dos ônibus possuem canaletas devidamente regularizadas que escoam a água utilizada na limpeza dos ônibus para a caixa separadora.

Esclarecemos, por necessário, que trata-se de local onde é realizado também o escoamento das águas da Rodovia Washington Luiz, existente na lateral da empresa pertencente à Rodovia, anexa.

Fotos : Jornal O Imparcial

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

  • Torcedor

Arquivos