Selecione a página

ACIA completa 77 anos de atividades

Renato Haddad, atual presidente da ACIAFoi no dia 30 de junho de 1934 que 52 empresários decidiram fundar a ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araraquara com o objetivo de se criar normas que defendessem a classe. Os primeiros estudos foram realizados já no mês de janeiro com a convocação de comerciantes, industriais e prestadores de serviços, definindo-se a data de fundação (30 de junho) e a eleição da primeira diretoria (07 de julho), que tomou posse uma semana depois. A solenidade de fundação ocorreu na Sociedade União Syria, na Rua São Bento, n° 37.

Benevenuto Colombo foi eleito o primeiro presidente da entidade em uma memorável Assembleia Geral, segundo os registros da época; da diretoria ainda fizeram parte Índio Brasileiro Borba (1° vice-presidente), João Vieira Fernandes (2° vice-presidente), Herculano de Oliveira (1° secretário), Mário Lupo (2° secretário), Miguel Haddad (1° tesoureiro) e José do Amaral Sampaio (2° tesoureiro). Do primeiro Conselho Consultivo participaram: Antonio Delizza, Carlos Francisco Martins, Domingos Lia, Felipe Mauro, Graciano R. Affonso, Habib Sabbag, João Gurgel Filho, Luiz Soler, Quirino Queiróz, Rafael Logatti e Valeriano Alvarez.

Após Benevenuto Colombo vieram, de acordo com a própria história da entidade, homens empreendedores que assumiram a presidência e sempre acreditaram no fortalecimento da classe: Índio Brasileiro Borba, Gentil Martins, Rômulo Lupo, Orlando Da Valle, Mário Barbugli, André Lia, Francisco Pedro Monteiro da Silva, Roberto José Fabiano, Clodoaldo Medina, Jovenil Rodrigues de Souza, Vicente Michetti, Apparecido Dahab, Péricles Medina, Joel Roberto Aranha, Ivo Dall´Acqua Júnior, Pedro Augusto Lia Tedde, Jorge Lorenzeti Netto, Samuel Brasil Bueno, Sônia Maria Corrêa Borges e Valter Merlos.

Eleito em abril do ano passado, o empresário Renato Haddad assumiu a presidência com um extenso projeto para dar a ACIA uma nova dinâmica na prestação de serviços à classe, através de programas básicos de atendimento, parcerias e implementação de ações sociais que possibilitassem um relacionamento mais amplo entre a entidade e a comunidade. “Nosso trabalho não deve estar atrelado apenas ao empresariado; a ACIA, através dos seus associados, tem que mostrar a força que possui para defender seus interesses e ter uma participação mais significativa no seu vínculo com a cidade”, argumenta Renato Haddad, que constantemente tem enaltecido o desempenho dos dirigentes que passaram pela associação: “O resultado de uma diretoria somente é alcançado em razão do trabalho dos seus antecessores e assim sendo, presto a minha homenagem a todos que passaram por essa casa”.

Em uma cidade com cerca de 220 mil habitantes e cerca de sete mil empreendedores, a ACIA hoje mantém em seu quadro mais de mil associados. Um dos nossos objetivos – diz Renato Haddad – tem sido intensificar campanhas para aumentar o número de associados, pois só assim demonstraremos a força da classe e teremos condições de cumprir nossos objetivos.

Anualmente, em julho, tendo como parceiro o Sindicato do Comércio Varejista, a ACIA organiza o Jantar do Comerciante com o objetivo de reconhecer e valorizar os empresários que ajudaram a escrever a história de desenvolvimento em nossa cidade. Na oportunidade, seu aniversário também é festivamente comemorado para resgatar as conquistas de valorosos empreendedores. Este ano o jantar vai acontecer no dia 14 de julho, no Clube Araraquarense.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade