Select Page

A arte contra o preconceito



As várias formas de expressão colocadas em pauta por alunos, transformou-se em arte

A arte contra o preconceito

Suze Timpani

Os alunos Escola Estadual Prof. Lysanias de Oliveira Campos, participaram de um projeto se chamado “Nossos Lysanianos e o Mundo das Ideias”.
A exposição foi constituída em uma pequena instalação de arte conceitual, no qual cada sala trabalhou conceitos e ideias escolhidos por eles. As salas participantes foram do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3°do Ensino Médio.
Os temas abordados foram: Censura, Vício, Padrão de Beleza, Amor, Depressão, Solidão e Preconceito.
Todas as obras expostas foram confeccionadas pelos alunos onde puderam externar que o amor, o respeito, ou demonstrando que, com apenas um abraço é possível quebrar barreiras e abrir o coração para a diversidade humana.
Capitaneando o projeto estava a professora de Arte, Patrícia Soares, uma disciplina importante que incentiva o raciocínio a criatividade, amplia horizontes e conceitos filosóficos.
Para a professora a disciplina pode parecer sem bagagem ou serventia, mas na realidade trabalha vários temas transversais e essencial para trabalhar o raciocínio.
Em tempos de censura e preconceitos expostos abertamente o debate desses alunos expressando na arte o cotidiano de cada um, vem a calhar.
Na convivência diária de uma escola é que se aprende o respeito ao próximo, onde as várias formas de preconceitos devem ser erradicadas.
Na questão da censura os alunos entendem que o projeto “Escola sem Partido” vem para censurar tanto alunos como professores. Sem contar que a censura atinge também a imprensa, o cinema, a publicidade e a arte em geral.
Os padrões de beleza também estiveram em pauta, já que esses jovens convivem com várias formas do belo e, muitas vezes, é doloroso para quem não se aceita.
A depressão que também faz parte do cotidiano dos jovens foi debatida e demonstrada através de poemas que demonstram de certa forma solidão. E solidão nunca é bom.
A educação tem o poder de transformar através de manifestações artísticas, liberdade de pensamento e as várias formas de amor, que deve estar embutida na raiz do jovem para que nossas próximas gerações tenham o coração mais aberto para a realidade da sociedade. E é para isso, que se faz Arte.
Vale ressaltar que a Coordenadora do Lysanias, Rosangela Ferreira, também fez parte do projeto exposto na escola.

A Coordenadora Rosangela Ferreira e a professora de Arte Patrícia Soares

 

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos