Select Page

Toninho Ferragutti: Coração no acordeon



Show integra o projeto ‘De onde vem esse choro?’, que segue até a primeira semana de dezembro no Sesc

Toninho Ferragutti: Coração no acordeon

Sanfona, acordeon ou gaita são diferentes nomes, dependendo da região do Brasil, para o mesmo instrumento, que está intimamente ligado à alma da música brasileira, assim como o choro. Amanhã (30), a partir das 20 horas, Toninho Ferragutti sobe ao palco do Sesc Araraquara e apresenta o choro composto e pensado para acordeon a partir de composições originadas no instrumento. No repertório estão obras dos mestres Sivuca, Oswaldinho do Acordeom, Dominguinhos, entre outros, além do seu repertório autoral.
Com nove CDs autorais e uma extensa participação em shows e em CDs de artistas importantes no Brasil e no exterior, Toninho Ferraguti também já recebeu duas indicações ao Latin Grammy. Não foram poucos os músicos que se dedicaram ao acordeon: muitos deles tornaram-se virtuosos no instrumento, além de criarem um repertório fundamental que enriqueceu a MPB. Toninho Ferragutti é um destes exemplos. Músico, compositor e arranjador, desde cedo escolheu este instrumento como ferramenta de inspiração e construção de sua carreira.
Seus primeiros acordes nasceram em Socorro, no interior do Estado de São Paulo, sua cidade natal. Foi incentivado em casa pelo pai, Pedro Ferragutti, também músico saxofonista e compositor de valsas, choros, dobrados e marchas. O complemento dos estudos se deu nas rodas de choro, grupos de baile, grupos de música gaúcha e gafieiras, além da formação acadêmica no Conservatório Gomes Cardin, em Campinas, acrescentada de aulas particulares de acordeon com Dante D’Alonzo, e de harmonia com Claudio Leal Ferreira.
Atualmente tem se dedicado a fazer shows dos seus mais recentes trabalhos, sejam solo ou em parcerias, como: “Festa na Roça”, com Neymar Dias; “Comum de Dois”, com Marco Pereira; “Como manda o Figurino”, com Bebe Kramer; “O Sorriso da Manu”, com quinteto de cordas, piano clarineta e percussão; e o “Nem Sol, Nem Lua”, com quinteto de cordas. Além disso, o projeto “Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti” vai percorrer varias cidades brasileiras em 2015 com Patrocínio da Boticário.
Atua como solista de diversas orquestras, como a Orquestra de Maria Schneider (USA), Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Petrobrás Pró-música, Orquestra da Câmera da Universidade da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Serviço
Show com Toninho Ferragutti
Dia: 30/11, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Garimpo
Classificação: Livre
Grátis

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos