Select Page

Tamoio: registros do coração



Uma história muita rica registrada em várias fotos numa exposição que traduz o olhar feminino da expositora

Célia Pires
Teve início ontem e vai até o dia 7 de agosto a exposição ’Usina Tamoio: da fundação à preservação’, organizada por Mara Aquino Lourenço, professora formada em Letras , Português e Inglês pela UNESP de Araraquara.
A exposição nasceu do fato da professora ser uma apaixonada por Tamoio. Tem como hobby fotografá-la, onde viveu a infância e a adolescência.
Durante a exposição foi ressaltado que a usina é parte da história de uma época em que o lugar era um mundo real e efervescente, onde muitas pessoas trabalhavam e que nunca perderam a ligação com o local.
Hoje esses ex-moradores estão espalhados por vários lugares da região e até do mundo, mas nunca se esquecem da vida na Usina Tamoio, assim como Mara, que hoje residente em Limeira.
Para Mara Aquino, a Usina Tamoio é uma paixão e por isso sempre vai ao lugar, até mesmo sozinha, para fotografar. Ali busca os contrastes, como o belo e o feio, o rude, o delicado. Cada cantinho do lugar é especial para ela, que se confessa uma saudosista. “Curti muito fazer essa exposição. Há mais ou menos cinco anos tenho participado das missas e como meu pai trabalhou 45 anos na usina e minha mãe na casa da fazenda, a gente sempre escutou muitas histórias da Família Morgante e muita coisa ficou na minha cabeça. Valores como família e amigos foram muito preservados lá em Tamoio”, explica.
Mara conta que teve o privilégio de reencontrar os conterrâneos Donizete Simione e Galo, além do historiador Rogério Tampelini, que deram a ela o apoio necessário para a realização da exposição e da preservação desta história. “É possível encontrar a harmonia entre o passado e o presente, entre o moderno e o antigo.
Estiveram no evento, entre outros convidados, vários vereadores como Edio Lopes, Elias Chediek, Edna Martins, Willian Afonso e Donizete Simione e o ex-vereador Galo, estes dois últimos oriundos da usina.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos