Selecione a página

Sesi Araraquara recebe Mostra de Música Erudita

A programação é composta pelos grupos Quinteto Bachiana, Fogueira das Rosas e Duo Abumrad Reis, que trazem aos palcos toda a diversidade presente no gênero musical proposto

Sesi Araraquara recebe Mostra de Música Erudita

A primeira temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita, que em 2019 também acontecerá no segundo semestre, propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros,e até revolucionários. O SESI Araraquara é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Quinteto Bachiana, Fogueira das Rosas e Duo Abumrad Reis. Os concertos acontecem entre os dias 30 e 31 de maio, quinta e sexta-feira às 20h, e no dia 1º de junho, sábado às 20h. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Falar de música erudita é falar de um estilo musical que foi executado distante dos ouvidos do grande público,durante um longo período de tempo. Era uma música feita pela e para a elite. Entretanto, com o passar dos anos, os compositores procuraram aproximar a música erudita do que era a música popular. A tentativa não era tornar semelhante os dois gêneros, mas sim diminuir as divisões e ampliar o repertório e a escuta de todos. A Mostra de Música Erudita, programada pelo SESI-SP, tem objetivos semelhantes a esse: trazer ao grande público e com livre acesso uma temática que amplia a percepção sonora, assim como o repertório artístico”, declara Mariana Apolinário, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

Complementando as apresentações de peso cultural incalculável, o SESI-SP também promove um bate-papo entre grupos e público. A proposta é dialogar sobre as diversas singularidades do gênero erudito, desde o processo para composição, até contextualizar o ritmo e revelar fatos sobre cada uma das obras, tornando a popularização do erudito um processo que vai muito além do ouvir, mas acompanhar e entender também.

Serão 75 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Abumrad Reis, que traz um conceito rico, mostrando a herança cultural, afetiva e étnica da sonoridade africana presente na formação primordial da música brasileira.

A série Caminhos e Contrastes tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Mulheres na Música ressaltam a importância histórica e o pioneirismo, levando aos palcos a luta daquelas que desbravaram um gênero musical originalmente dominado por homens. As apresentações marcampresença com vozes e instrumentos, sobrepondo à cacofonia de quem não enxerga a importância da presença feminina no erudito.

Por fim, A Diversidade Brasileira busca mostrar as sobreposições que deram origem à música produzida no Brasil. Fala-se da variedade sonora dos povos que constituíram o país, assim como sobre a harmoniosa miscelânea musical das diversas regiões.
A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

Mostra SESI-SP de Música Erudita

A beleza da música erudita vai além da sua polifonia majestosa, envolvente, da sonoridade de seus acordes e harmonias sublimes. Existe beleza também nas histórias que cercam o surgimento das obras e seus compositores.

A programação, este ano dividida entre os dois semestres, conta com uma ação integrada de formação de público para música erudita: além das apresentações, é realizado um bate-papo entre os espectadores e o grupo de música sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação. As atrações diversificadas mesclam várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

SERVIÇO
IV Mostra SESI-SP de Música Erudita
Local: SESI Araraquara – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686
Datas e horários: 30 e 31 de maio, quinta e sexta, às 20h, 1º de junho, sábado, às 20h
Capacidade: 144 lugares 4 para cadeirantes
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Música Erudita
Informações: 3305-2500
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade