Select Page

Advertisement

SescAraraquara realiza mais uma edição do Encontro de Capoeira



Liberdade, resistência e tradição são palavras recorrentes ao universo da capoeira, uma luta que foi concebida a partir da quebra das correntes da escravidão de povos africanos em solo brasileiro. Outrora marginalizada e combatida pelo Estado, hoje é reconhecida como singular manifestação cultural afro-brasileira, cujas possibilidades frente aos processos de formação do indivíduo colaboraram, significativamente, […]

Publicidade

Advertisement

Liberdade, resistência e tradição são palavras recorrentes ao universo da capoeira, uma luta que foi concebida a partir da quebra das correntes da escravidão de povos africanos em solo brasileiro. Outrora marginalizada e combatida pelo Estado, hoje é reconhecida como singular manifestação cultural afro-brasileira, cujas possibilidades frente aos processos de formação do indivíduo colaboraram, significativamente, para sua humanização.
De 24 a 28 de agosto, o Sesc Araraquara realizaa sexta edição do Encontro Sesc de Capoeira, que traz como tema “Tradição e liberdade do indivíduo e da sociedade”.A proposta é apresentar reflexões sobre possiblidades que a capoeira apresenta, enquanto um espaço formativo, em que o conceito de liberdade possa ser vivido e incorporado por meio da musicalidade, movimentos corporais, rituais e ludicidade.
Todas as atividades são gratuitas e para participar basta se inscrever na Central de Atendimentos da unidade. A abertura acontece na quarta-feira (24), às 19h, com uma Roda Aberta de Capoeira Angola, sob a orientação do Manifesto Capoeira, Guga Santos e convidados. Logo em seguida, às 20h30, a cantora Lê Lopes apresenta o show “Mais que samba, uma prece”, com repertório que reverencia a cultura africana e destaca nomes como Teresa Cristina e Baden Powell. O evento de abertura é aberto ao público e não precisa de inscrição.
A programação segue até o dia 28 de agosto e oferece cursos de capacitação, (voltados para educadores da rede de ensino de Araraquara); aulas abertas para crianças, idosos, iniciantes e profissionais; bate-papos com grandes mestres, cursos e outras novidades.

Serviço:

24, Quarta
14h – Capoeirando no TSI – Sala de Expressão Corporal
14h30 – Aula aberta: Brincadeira de Capoeira – Convivência
17h – Instalação: Gabinete de Curiosidades Habilidades – Grafite
18h30 – Capoeirinha – Mezanino 1 / Ginásio
19h – Abertura: Roda aberta de capoeira angola e apresentação musical – Garimpo

25, Quinta
14h30 – Aula aberta: Brincadeira de Capoeira – Convivência Externa
17h – Instalação: Gabinete de Curiosidades Habilidades – Grafite
19h30 – Aula aberta: Capoeira Angola: Diálogo de corpos – Convivência Externa

26, Sexta
15h – Trocando saberes: Capoeira – luta disfarçada em dança – Convivência
17h – Instalação: Gabinete de Curiosidades Habilidades – Grafite
18h – Bate-papo com os mestres: GDCA – Grupo de diálogo sobre capoeira – Garimpo
20h – Intervenção: Filhos de Bimba – Garimpo
20h30 – Lê Lopes – Garimpo

27, Sábado
09h – Capoeira Regional: Musicalidade e jogo – Convivência
10h – Instalação: Gabinete de Curiosidades Habilidades – Convivência
14h – Capoeira Angola: Musicalidade e jogo – Convivência

28, Domingo
10h – Roda de encerramento Encontro de Capoeira – Convivência

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

  • Prestações

Arquivos