Selecione a página

Samba Power! O pandeirista mais cult do Brasil chega a Araraquara

Inventor do samba-rock, Nereu Mocotó faz show no Sesc Araraquara e esquenta o domingo com Swing e muita animação.

Samba Power! O pandeirista mais cult do Brasil chega a Araraquara

O Sesc Araraquara apresenta neste domingo (25), show com Nereu Mocotó & Swing, na Convivência da unidade, a partir das 4 da tarde. O repertório transita por sucessos consagrados ao longo dos mais de 40 anos de carreira de Nereu, um dos mais importantes compositores negros em atividade no país, fundador do Trio Mocotó e um dos pilares da música brasileira em 1968, inventor do termo samba-rock.

Falar sobre a vida de Nereu é quase que como falar da história da música brasileira dos últimos quarenta anos. Desde o começo de sua carreira no Rio de Janeiro, na época dos cassinos, passando por parcerias com Ataulfo Alves, Grande Otelo e outros, até desembocar em uma das fases mais criativas dos anos 60, quando o samba encontrou o jazz nos becos cariocas, ao lado de Simonal e Sérgio Mendes, criando boa parte das sonoridades e grooves tão revisitados hoje em dia. E isso se passou nos primeiros desses 40 anos!

Em 1968, Nereu, Fritz e João Parahyba criaram um dos pilares da nova música brasileira, o Trio Mocotó, banda residente da boate Jogral que acompanhou de Cartola a Duke Ellington. Com a ajuda de Jorge Ben, o Trio criou o tão em voga samba rock e daí em diante não pararam de gravar e se apresentar (incluindo uma sadia carreira internacional) até 1975, quando resolvem separar a banda.

Com a redescoberta do samba rock no final dos anos 90, o Trio Mocotó passa a ser um nome corrente entre qualquer banda/ DJ das nascentes noites dedicadas ao estilo. Animados com a revitalização do som da banda, resolvem voltar e gravar o disco “Samba Rock” lançado em parceria entre a YB Music e Ziriguiboom/ Crammed Discs.

Com o lançamento, a lendária banda inicia uma série de shows pelo Brasil e exterior. Em 2003, voltam com mais um trabalho intitulado “Beleza Beleza Beleza”, que traz Skowa no lugar de Fritz.

Após rodar com o mundo com o Trio Mocotó, a banda resolve entrar em férias e, exatamente nesta parada, Nereu recebe um convite que esperava há anos: gravar um disco solo. Resultado de 40 anos de parcerias e malandragem, “Samba Power” representa toda a versatilidade de Nereu, que trafega pelo lado mais tradicional do samba, sem deixar de lado os acentos mais modernos do gênero. Em 2005 o álbum Samba Power recebe o prêmio de melhor disco de música popular pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

 

SERVIÇO
Show Nereu Mocotó e Swing
Dia: 25/8, domingo
Horário: 16h
Local: Convivência
Classificação: livre
Grátis, sem retirada de ingressos.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade