Selecione a página

Que cidade estamos criando para nossas crianças?

Grupo Esparrama apresenta espetáculo para toda a família no próximo sábado, às 11 horas, na Praça Pedro de Toledo. Apresentação também compõe a 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa

Que cidade estamos criando para nossas crianças?

‘Navegar’ é o mais novo espetáculo do Grupo Esparrama, que busca discutir a relação das infâncias com a cidade. É o primeiro espetáculo que foi criado para a famosa janela do grupo e que sairá do Minhocão para se apresentar em outras ruas e espaços abertos, chegando a Araraquara no próximo sábado (22) para integrar a programação da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa. A encenação será na Praça Pedro de Toledo, às 11 horas da manhã.

Nina e Samuel são dois navegadores que se conheceram em uma viagem e que decidem unir suas embarcações e juntos transformar tudo por onde passam. Porém, são surpreendidos pelo Gatão que se proclamou o dono de todas as coisas do mundo e que agora quer o barco das crianças. Ele e seus capangas usarão de todos os disfarces para enganá-las, mas, com a ajuda de seus amigos pássaros, as crianças descobrirão que para a imaginação não há limites, se não for possível navegar pela cidade, sempre será possível voar por ela.

A criação de ‘Navegar’ foi embasada por uma longa pesquisa realizada com o patrocínio da 29ª edição do Fomento ao Teatro para cidade de São Paulo, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2018, onde o grupo buscou se aproximar do imaginário das crianças sobre a cidade. A partir de estudos sobre a interação entre arte, educação e infância, orientados pela pedagoga Laila Sala, o Esparrama sistematizou um conjunto de vivências que permitiu criar um ambiente lúdico adequado para realizar um trabalho de escutas com grupos de crianças diversos. Foi assim que, no primeiro semestre de 2017, o Projeto Navegar partiu em expedição para encontrar com as infâncias da EMEI Gabriel Prestes, da ocupação Lord Palace e do CEU Heliópolis.

Todo a materialidade criada nestes encontros foram organizadas pelo cenógrafo Jaime Pinheiro na exposição interativa “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, que seguiu em uma nova expedição para encontrar com infâncias de outros territórios: CEU Butantã, CEU Heliópolis e CEU Casa Blanca e Funarte. ‘Navegar’ é fruto do mergulho neste imaginário infantil e traz uma riqueza de imagens e intervenções que propõe para adultos e crianças a seguinte questão: Que cidade estamos criando para nossas crianças?

Serviço
Espetáculo Navegar
Evento compõe a 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa
Dia: 22/6, sábado
Horário: 11h
Local:Praça Pedro de Toledo, s/n – Centro – Araraquara
Classificação: livre
Grátis
Realização:Secretaria Municipal da Cultura e Fundart
Parceria:Sesc, Sesi e Senac Araraquara
Apoio: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade