Select Page

Projeto cultural faz estudantes de Araraquara conhecerem Portugal

Projeto cultural faz estudantes de Araraquara conhecerem Portugal

O projeto ‘Era uma vez… Brasil’ é uma ação que deu certo e aumenta a cada ano o seu engajamento entre os estudantes do nono ano da rede pública. Iniciado em 2011 de forma despretensiosa, o projeto ganhou notoriedade e chega à sua 6ª edição levando 54 jovens, de diversas partes do país, para uma oportunidade única de percorrer os caminhos da corte portuguesa, em uma viagem inesquecível de dez dias em Portugal. A iniciativa é da Origem Produções e conta com o patrocínio da Cutrale.
Nesta edição, sete alunos das cidades de Araraquara, Rincão e Gavião Peixoto farão parte desse seleto grupo que irá em novembro para Lisboa. A revelação dos nomes dos estudantes selecionados acontecerá em um evento especial, no qual será lançado o livro de histórias em quadrinhos ‘Uma Proposta a D. João’, e também os curtas-metragens realizados na Etap Campus, que são os principais trabalhos produzidos pelos participantes do projeto. O evento será realizado hoje, 9 de agosto, às 19 horas, no Anfiteatro da Escola Estadual Bento de Abreu, em Araraquara.
O projeto estimula os estudantes a compreender a história do nosso país e a refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o despertar o lado crítico dos adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, aplicando a visão sobre os acontecimentos atuais, baseada no olhar histórico. O grupo apresentará ainda os curtas-metragens e o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.
Este ano, o projeto superou a expectativa e, um total de 10 cidades e mais de 97 escolas públicas participantes de três estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto.
Para o diretor de Relações Trabalhistas da Cutrale, Carlos Otero, patrocinador do evento, o projeto é de extrema importância para esses estudantes, pois além de aprenderem a história do Brasil de forma lúdica, oferece a oportunidade de viajarem para outro país, conhecerem novos horizontes e a cultura portuguesa, que está no nosso DNA. “Ficamos muito felizes de termos a oportunidade de colaborar com esse projeto”, diz Otero.

Advertisement

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos