Selecione a página

Projeto “Autoria” envolveu 2 mil alunos das escolas da rede municipal nesta semana

Atividades realizadas nas escolas municipais incentivaram o fomento e a promoção da educação e da cultura, tendo o foco na leitura

Projeto “Autoria” envolveu 2 mil alunos das escolas da rede municipal nesta semana

Na última semana aproximadamente 2 mil estudantes da rede pública municipal tiveram a oportunidade de participar do “Autoria – Encontro entre escritores e leitores”, realizado pelo Sesc Araraquara, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, no período entre 02 e 05 de outubro. O projeto, que vem apresentando ao público a diversidade da literatura e sua presença como parte do dia-a-dia, foi levado às escolas.

Os estudantes participaram de atividades que visaram incentivar a formação de novos leitores. Estiveram envolvidos estudantes do 1º ao 5ª ano e também do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Entre as atividades foram realizadas: “O Mundo no Black Power de Tayó” e “Poesia Contra Violência”. A multi-artista e escritora Kiusam de Oliveira apresentou a contação de história de um de seus livros mais premiados: “O Mundo no Black Power de Tayó”, que tem como mote o empoderamento da criança negra.

Também, o poeta Sergio Vaz percorreu as escolas públicas e apresentou seu projeto “Poesia Contra Violência”. Buscando incentivar a leitura, ele recitou poesias e bateu um papo com os estudantes sobre literatura e a importância da escola, da cultura e educação na vida dos adolescentes.

As atividades partem de uma perspectiva identitária: de que o ser humano se compõe de histórias. Desde as manifestações verbais, daquilo que lê, escreve, fala e escuta, até a imensidão íntima das memórias, as narrativas condicionam os modos de auto compreensão assim como o ato de se dar a compreender. A literatura se apresenta como forma artística a se ocupar justamente desses conteúdos discursivos.

O contato com as múltiplas configurações narrativas, bem como a diversidade de imaginários e vozes próprias aos autores que se lê, proporciona o alargamento dos horizontes e aprofunda os entendimentos sobre quem somos.

Para a Secretaria Municipal da Educação a inclusão dos alunos da rede municipal no programa dialoga com os esforços da Rede Municipal nas suas ações para o incentivo e promoção da leitura, do livro, da escrita e da formação de leitores e, ao mesmo tempo, reafirma o compromisso do Sesc Araraquara no fomento e promoção da educação e da cultura, iniciativas que consistem na edificação de uma sociedade plural e democrática.

Participaram jovens das seguintes escolas: EMEF Altamira Amorim Mantese, EMEF CAIC Prefeito Rubens Cruz, EMEF CAIC Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, EMEF do Campo Eugênio Trovatti, EMEF do Campo Hermínio Pagotto, EMEF do Campo Maria de Lourdes da Silva Prado, EMEF Gilda Rocha de Melo e Souza, EMEF Henrique Scabello, EMEF José Roberto de Pádua Camargo, EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes, EMEF Olga Ferreira Campos, EMEF Rafael de Medina, EMEF Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, EMEF Waldemar Saffiotti, além do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Irmã Edith.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade